Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal realiza operação Sinal de Fumaça em São Paulo
A Receita Federal realiza hoje, dia 30 de julho, a operação “Sinal de Fumaça”, de combate ao comércio ilegal de cigarros, tanto convencionais quanto eletrônicos.
A ação ocorre em um depósito localizado na cidade de São Paulo onde são armazenados e comercializados artigos importados para tabacaria. A expectativa é pela apreensão de mais de 50 volumes em mercadorias, com valor estimado de R$ 900 mil.
A prática combatida afeta gravemente a saúde pública, o sistema de saúde e a economia nacional. Esses dispositivos, que não possuem qualquer controle sanitário, contêm substâncias tóxicas capazes de causar doenças respiratórias, cardiovasculares e danos neurológicos, com efeitos especialmente nocivos em jovens.
Para o sistema de saúde, isso se traduz em um aumento expressivo na demanda por atendimentos e tratamentos, gerando custos elevados e pressionando ainda mais os recursos públicos. Além disso, o comércio ilegal desses produtos alimenta o crime organizado, sonega impostos e causa prejuízos milionários aos cofres públicos, enfraquecendo a economia formal e prejudicando empresas que operam dentro da legalidade.
Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis devem ser representados pelo crime de contrabando e terão seus CNPJs suspensos.
A atuação da Receita Federal é essencial para coibir esse mercado ilegal e proteger a sociedade dos riscos associados a esses produtos.
A Instituição permanece vigilante, utilizando seu treinamento e ferramentas disponíveis para identificar ilícitos e atuar de maneira precisa nos principais pontos de distribuição de contrabando do País.