Notícias
Cidadania fiscal
Receita Federal realiza entrega de mercadorias à Pastoral da Pessoa Idosa em Curitiba
A Receita Federal realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma cerimônia de entrega de mercadorias à Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), no Salão Paroquial do Santuário São José, em Curitiba/PR. Estiveram presentes o superintendente regional da Receita Federal da 9ª Região Fiscal, Fabio Eduardo Boschi, o presidente da Pastoral, Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, representantes da PPI, além de servidores, voluntários e convidados.
As mercadorias entregues à Pastoral da Pessoa Idosa são provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal em ações de combate ao contrabando, descaminho e à sonegação fiscal. Com a destinação, os itens ganham um novo propósito ao serem utilizados em favor de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Entre os principais produtos repassados estão celulares, peças de informática, perfumes, roupas, objetos de higiene pessoal e brinquedos. A entidade promoverá um bazar com as mercadorias recebidas, com início no dia 23 de agosto, a partir das 8h, no mesmo local.
Fundada em 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa atua em mais de 1.200 municípios brasileiros, acompanhando regularmente cerca de 100 mil pessoas idosas. A entidade realiza visitas domiciliares mensais por meio de uma rede com mais de 20 mil líderes voluntários capacitados, sendo referência nacional no cuidado com a população idosa.
O superintendente Fabio Boschi ressaltou o caráter social das destinações feitas pela Receita Federal: "A ação reforça o compromisso institucional com uma atuação solidária e socialmente responsável, destinando bens apreendidos a iniciativas que promovem o bem-estar coletivo".
O arcebispo Dom Peruzzo, por sua vez, citou números da Pastoral e agradeceu a parceria, ressaltando que “sempre que precisamos fomos à Receita Federal e encontramos grande receptividade, sensibilidade para a causa e solidariedade.”
O evento celebrou não apenas a parceria entre as instituições, mas também o papel ativo do Estado na promoção de políticas públicas solidárias. A iniciativa integra a diretriz do órgão de promover a destinação responsável de mercadorias apreendidas, ampliando os benefícios sociais gerados por suas atividades fiscalizatórias.