Notícias
Institucional
Alfândega da Receita Federal em Itaguaí/RJ tem papel estratégico durante visita do Navio Cisne Branco em Angra dos Reis
O Município de Angra dos Reis recebeu a visita do navio-veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil nesse final de semana. O navio, conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”, foi construído em Amsterdam e incorporado à nossa Armada no ano de 2000, representando o Brasil em eventos náuticos pelo mundo, além de ser usado para treinamentos e divulgação da mentalidade marítima.
A presença da Receita Federal durante a visita do Cisne Branco garantiu o cumprimento das normas de segurança e controle exigidas em áreas alfandegadas. A fiscalização aduaneira atua como guardiã das fronteiras econômicas e fiscais do país, zelando para que todas as movimentações – ainda que simbólicas ou diplomáticas, como no caso do navio da Marinha – estejam de acordo com os protocolos legais e operacionais.
Durante a visita-exibição a Angra dos Reis o navio ficou ancorado no Terminal Portuário de Angra dos Reis S/A – TPAR, um dos 13 recintos alfandegados pela Alfândega do Porto de Itaguaí. Esses recintos precisam obedecer a uma série de requisitos que visam assegurar não apenas a conformidade com a legislação aduaneira, mas também a proteção do território nacional contra ilícitos, como o contrabando e o tráfico de mercadorias.
Durante eventos excepcionais, como a visita de embarcações estrangeiras ou militares, a atuação da Receita Federal é ainda mais estratégica: garante-se que o Brasil cumpra normas internacionais e preserve sua soberania, ao mesmo tempo em que se promove a integração institucional com órgãos como a Marinha do Brasil.
A Alfândega de Itaguaí, representada pelo auditor-fiscal Ricardo Muniz, atuou de forma essencial para assegurar a conformidade com as normas alfandegárias, garantindo que toda a movimentação de bens, equipamentos e tripulação estivesse de acordo com a legislação vigente. Além disso, o órgão colaborou com outras instituições de segurança e defesa, contribuindo para a coordenação do evento de forma eficiente e segura.
A colaboração entre Receita Federal, Marinha e o terminal portuário de Angra dos Reis evidencia a importância da atuação integrada entre instituições públicas para garantir segurança, transparência e eficiência em eventos que projetam o Brasil no cenário internacional. Nesse contexto, a visita do Cisne Branco também se transformou em uma demonstração silenciosa, mas essencial, da presença ativa do Estado na proteção de suas fronteiras.

