Notícias
Cidadania fiscal
Receita Federal doa mochilas, bonés e tênis para catadoras de materiais recicláveis do Carnaval de Salvador
Produtos que beneficiariam contrabandistas e sonegadores, que praticavam crimes, agora trarão o mínimo de conforto para essas mulheres que buscam uma alternativa para seu sustento, fazendo, durante a maior festa popular do país, onde milhões brincam, esse trabalho que também contribui para a proteção do meio ambiente, que é de todos nós!
As 5 mil mochilas doadas pela Receita Federal para as catadoras, por meio das Voluntárias Sociais da Bahia, foram apreendidas por importação irregular, ou seja, porque não foi feito o pagamento dos devidos tributos. Como são originais, não precisaram ser descaracterizadas.
Já os cerca de 5 mil bonés e 500 pares de tênis, como são produtos que foram apreendidos por falsificação, precisaram ser descaracterizados, por meio da retirada dos elementos que possam identificar as marcas originais.
Esse trabalho de descaracterização dos bonés e dos tênis só foi possível porque contou com centenas de mãos de servidores, aposentados, terceirizados da Receita Federal em Salvador, que, durante dez dias, se revezaram, dedicando algumas horas de trabalho para essa atividade.
Integrantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia, de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs), da Assembleia Legislativa da Bahia e de cooperativas de economia solidária também se engajaram nesse exercício de solidariedade.
Fora do escopo dessa ação com as Voluntárias Sociais, outra contribuição da Receita Federal para o Carnaval de Salvador foi a doação de equipamentos (smartphones, notebooks, tablets etc.), para a Polícia Civil do Estado da Bahia, que serão usados na segurança da festa.