Notícias

Aduana

Receita Federal apreende meia tonelada de vinho argentino introduzido ilegalmente em território nacional

A importação ilegal representa um valor de R$ 100 mil sonegados em tributos federais que comprariam milhares de doses da vacina contra a Covid-19.
Publicado em 04/05/2021 12h14
Apreensão Vinhos_Prancheta 1.jpg

A equipe de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal apreendeu, na tarde de quarta-feira, 28 de abril, em uma transportadora de Canoas/RS, uma carga de vinhos estrangeiros de alto valor agregado introduzidos ilegalmente em território nacional.

A equipe identificou, por meio de sistemas informatizados de inteligência, uma ação de transporte irregular e procedeu à pronta fiscalização, encontrando várias caixas de vinhos acondicionadas em mais de 50 caixas, ocultas por papel pardo para evitar identificação.

Em verificação inicial estimou-se em 600 garrafas de vinhos estrangeiros valoradas provisoriamente em R$ 150 mil. A carga foi apreendida e os responsáveis serão autuados e representados junto ao ministério público pela crime de contrabando e descaminho.

Os prejuízos para o setor vitivinícola gaúcho, representam concorrência ilegal, perda de empregos e desvalorização do potencial turístico da região.