A gestão do PEI 2023/2026 adota uma abordagem integrada que articula, de forma interdependente e complementar, os processos de monitoramento, avaliação e revisão. Esses instrumentos são compreendidos como partes essenciais de um ciclo contínuo de aprendizado e aprimoramento da gestão pública. Conforme deliberação do Comitê Interno de Governança, o PEI 2023/2026 deve passar por monitoramento periódico a cada três meses para garantir que suas metas estratégicas estejam sendo devidamente acompanhadas, permitindo a identificação tempestiva de desvios, o aprimoramento contínuo das ações e a tomada de decisões orientadas por evidências.
O monitoramento, nesse contexto, consiste no acompanhamento sistemático e contínuo dos objetivos e metas estabelecidos, com o propósito de verificar se estão sendo executados conforme o planejado. Mais do que um exercício técnico, monitorar é um ato de responsabilidade democrática, que contribui para a transparência, fortalece o controle social e impulsiona a melhoria dos serviços prestados à população.
No âmbito do arranjo de governança do MDS, o monitoramento do PEI 2023/2026 tem sido conduzido por meio de três eixos articulados, que asseguram o alinhamento estratégico e a efetividade das ações institucionais.