Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Governo Federal amplia infraestrutura da Rota do Açaí no Amapá
MIDR e Codevasf entregam veículos que fortalecem a cadeia do açaí (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Macapá (AP) - Com apoio do Governo Federal, produtores de açaí do Amapá poderão aumentar a distribuição e qualidade de seus produtos. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com a Codevasf, realizou nesta sexta-feira (5), a entrega de uma frota de veículos para a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas (Amazonbai). A iniciativa faz parte das políticas de fortalecimento da Rota do Açaí, estratégia que busca integrar a produção local aos mercados nacionais e internacionais.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), entre MIDR e Codevasf, no valor total de R$ 5 milhões, focado na estruturação da cadeia produtiva e na melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas. Morador da comunidade Jaranduba, no Arquipélago do Bailique, Ezequiel Barbosa é um dos cooperados da Amazonbai. Ele afirma que o incentivo vai impulsionar a produção. “Isso vai ajudar a escoar a produção desde a capital, a região do Beira Amazonas, das aldeias indígenas Waiãpis e as 57 comunidades que a gente tem no arquipélago do Bailique. Somos quase 200 produtores na Amazonbai, então isso vai ajudar muito no nosso desenvolvimento como um todo”, disse Ezequiel.O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância de alinhar políticas públicas às necessidades reais de quem vive da floresta. “Estamos fortalecendo a Rota do Açaí, implantada pelo Ministério da Integração aqui no Amapá. Apoiando aqueles que trabalham historicamente esse produto, com bioeconomia. Tudo isso para apoiar a cadeia produtiva, que se junta ao crédito, assistência técnica, ao processo de industrialização e mercado, seja ele nacional ou internacional”, observou o ministro.
Foram doados quatro caminhões zero km, adaptados para diferentes necessidades da cooperativa: dois caminhões frigoríficos; um caminhão basculante, destinado a cargas pesadas e obras de infraestrutura de apoio; e um caminhão de carroceria aberta, destinado ao transporte de carga geral e insumos. Além dos caminhões entregues, o TED prevê ainda a entrega de caminhonetes 4x4; vans 4x2; barcos equipados com motores 15 HP; máquinas de gelo; e serviços de consultoria produtiva.
A chefe de gabinete Isabella Marques, que representou o superintendente da Codevasf no Amapá, Marcio Adalberto, enfatizou que a entrega dos equipamentos simboliza a materialização de um planejamento de longo prazo voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais. “Esse é um momento que reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento regional, com o apoio das cadeias produtivas, principalmente a cadeia do açaí que é muito importante para o estado do Amapá. Estamos felizes em contribuir com os extrativistas, trazendo melhora no trabalho, na qualidade de vida, do produto que vai chegar à mesa das pessoas”, declarou Isabella.
Referência internacional
A Amazonbai é uma das referências da bioeconomia da Amazônia, que atua com manejo sustentável do açaí nativo. A cooperativa, que reúne cerca de 200 produtores diretos e beneficia indiretamente mil moradores, possui a certificação internacional FSC (Forest Stewardship Council).
Com a nova frota, a expectativa é que a capacidade operacional aumente, fortalecendo a segurança alimentar e a economia das famílias.
Outras Notícias:
Amapá entra oficialmente na Rota da Moda e amplia presença na economia criativa nacional
Amapá entra na Rota do Mel e abre novo ciclo para produtores locais
Amapá define estratégias para a Rota do Mel em 16 municípios
