Notícias
DEFESA CIVIL
Começa preparação para riscos de chuvas intensas na região Norte
Reunião virtual com órgãos federais tratou da gestão de desastres (Foto: reprodução)
Brasília (DF) - Para tratar da previsão de chuvas intensas no Norte do País nos próximos três meses e compartilhar informações técnicas com foco na redução de riscos de desastres de inundações na região, a Defesa Civil Nacional promoveu, nesta quinta-feira (23), uma reunião de preparação e mitigação virtual com representantes de órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).
Na reunião, especialistas em meteorologia, hidrologia e geologia confirmaram o aumento da quantidade de chuva entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 na região, cenário que deve se manter até abril. Também foram apresentados boletins com previsões de riscos hidrológicos e geológicos para o período. Além disso, técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) apresentaram uma série de ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão central e coordenador do Sinpdec, voltadas para a gestão de riscos e de desastres, como o monitoramento, envio de alertas, reuniões de preparação, divulgação de relatórios e boletins, comunicação com os municípios, entre outras. As capacitações disponibilizadas pela Sedec, em especial sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), e o processo de reconhecimento federal de situação de emergência e de liberação de recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) também foram destacados.
Representando o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, o chefe de gabinete da Defesa Civil Nacional, Rafael Pereira Machado, ressaltou a importância da reunião e o objetivo principal do debate: proteger e salvar vidas, diminuir danos e resguardar bens e a infraestrutura pública. “As reuniões mitigatórias e preparatórias, feitas antes do início do período chuvoso e dos eventos adversos, são de extrema importância e produtivas. O foco é a troca de experiências e o compartilhamento de informações para que a gente possa orientar a todos sobre os melhores procedimentos para a temporada de chuva na Região Norte”, afirmou.
A coordenadora-geral de Gerenciamento de Riscos do Cenad, Juliana Moretti, também destacou a necessidade da reunião. “Esse encontro é para garantir que seja assertiva e efetiva a atuação de todos os órgãos na gestão de riscos e de desastres, além de ampliar a articulação e a comunicação dos órgãos do Sinpdec”, acrescentou.
Participaram da reunião representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à fome (MDS), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e defesas civis dos estados da região norte.
Outras Notícias:
MIDR assume operação do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco
Brasil alinha gestão de desastres ao Acordo de Paris
MIDR autoriza repasse de R$ 4,9 milhões para municípios do RS, SC e BA em apoio a ações de defesa civil