Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Seminário discute escolas no meio rural e indicadores de iniquidade educacional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 29 de abril, o segundo encontro do novo ciclo de seminários Pesquisa Inep. A transmissão está disponível no canal do Instituto no YouTube.
A cada encontro do ciclo de seminários, são abordados os textos do Volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Contribuições ao Novo Plano Nacional de Educação (PNE) – Redução das Desigualdades. A iniciativa dá continuidade ao debate sobre a produção de evidências relativas ao desenvolvimento da educação no Brasil, com o objetivo de contribuir tecnicamente para a construção do novo PNE.
Estudos – Mediada pelo coordenador Gustavo Moraes, a segunda live discutiu o fechamento de escolas no meio rural e o Índice de Iniquidades Interseccionais. Com base em dados do Censo Escolar da Educação Básica entre 2013 e 2023, o primeiro estudo, apresentado pelo pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira, revelou a continuidade do fechamento de escolas no meio rural, iniciado nos anos 1990. O levantamento mostra uma redução significativa no número de instituições, especialmente nas redes municipais e na maioria das unidades federativas, com impactos diretos nas comunidades do campo.
A maior parte das escolas fechadas oferecia pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Já os anos finais do ensino fundamental tiveram leve redução, enquanto creches e ensino médio apresentaram aumento no número de escolas. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental também teve queda, diferentemente do ensino médio, em que se manteve estável.
O segundo estudo, apresentado por Guilherme Lichand, propõe o Índice de Iniquidades Interseccionais (Triplo I), que considera, em sua metodologia, as desigualdades educacionais segundo gênero, raça/cor e nível socioeconômico. Para essa análise, foram utilizados dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 e 2021, abrangendo escolas, municípios e estados.
O estudo também apresentou o Índice de Qualidade com Equidade (IQE), e os resultados revelam que as disparidades regionais são menos acentuadas quando se consideram desigualdades e problemas de fluxo e cobertura.
Assista à transmissão no canal do Inep no Youtube
Acesse o volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Saiba mais sobre o monitoramento do PNE