Apresentação
O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS) fornece dados sobre o desempenho nessas áreas do conhecimento do 4º e 8º ano do ensino fundamental em diferentes países. A avaliação do TIMSS é aplicada a cada quatro anos, desde 1995, e é organizada pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).
Cerca de 70 países usam os dados de tendências do TIMSS para monitorar a eficácia de seus sistemas educacionais em um contexto global, e mais países se unem ao estudo a cada ciclo de avaliação. O Brasil aderiu ao TIMSS em junho de 2022, sendo o Inep a instituição responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no País.
O TIMSS avalia os principais conteúdos e domínios cognitivos em matemática e ciências a serem testados no 4º e 8º ano. As matrizes de competência (em inglês, framework) do TIMSS estão organizadas em torno de duas dimensões: i) dimensão de conteúdo, especificando os domínios de assunto a serem avaliados; e ii) dimensão cognitiva, especificando os processos de pensamento a serem avaliados. Entre os domínios de conteúdo estão álgebra e geometria, em matemática; e biologia e química, em ciências, enquanto os domínios cognitivos de conhecer, aplicar e raciocinar descrevem as habilidades de pensamento que se espera que os estudantes usem à medida que se envolvem com o conteúdo de matemática e ciências.
O estudo também contempla um questionário de contexto, que descreve os fatores domésticos, escolares e de sala de aula associados à aprendizagem dos alunos em matemática e ciências. Os questionários que dão embasamento à investigação contextual são preenchidos pelos alunos, seus pais, professores e diretores de escola.
TIMSS 2023
O Brasil aderiu ao Estudo de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, em inglês, Trends in International Mathematics and Science Study) e participou do estudo pela primeira vez na edição de 2023, que contou com testes em formato digital (no computador), acompanhando a difusão do uso da tecnologia nas escolas e na sociedade. O modelo digital permitiu incluir novos formatos de itens, recursos interativos e tarefas de resolução e investigação de problemas baseadas em cenários (PSI, do inglês, Problem Solving and Inquiry Tasks), maximizando o uso do formato digital.
Para fornecer insights mais profundos sobre como os alunos abordaram as tarefas de avaliação de matemática e ciências, resolveram problemas e comunicaram suas respostas, o TIMSS 2023 incluiu tipos de itens que capturaram respostas e indicadores sobre o processo do estudante até chegar à resposta. As tarefas de resolução de problemas e investigação baseadas em cenários (PSI) foram embasadas em contextos engajantes e interativos, permitindo que os alunos seguissem uma série de etapas em direção a uma solução nas avaliações de matemática e ciências.
Nessa edição, foi realizada uma pesquisa sobre o uso de aprendizado de máquina (machine learning) para avaliar respostas gráficas e escritas curtas.
Características do TIMSS 2023
Uso do ambiente digital para medir melhor o desempenho
As avaliações de matemática e ciências do TIMSS 2023 foram baseadas em estruturas abrangentes, desenvolvidas em colaboração com os países participantes. O formato digital das avaliações do TIMSS 2023 estimulou o interesse e a motivação dos alunos durante a aplicação e, por sua vez, forneceu informações mais precisas sobre o que os estudantes sabiam e podiam fazer. Além disso, o formato digital também permitiu ao TIMSS avaliar áreas da matriz de competências que eram difíceis de se mensurar no formato impresso. As tarefas de investigação e resolução de problemas baseadas em cenários (PSI), por exemplo, possibilitaram aos alunos integrar e aplicar habilidades de processo e conhecimento de conteúdo para resolver problemas de matemática ou realizar experimentos e investigações virtuais.
Compreensão do contexto de aprendizagem
O TIMSS pediu aos alunos, seus pais ou responsáveis, professores e diretores de escola que preenchessem questionários sobre suas experiências em casa, na escola e nos contextos de ensino e aprendizagem de matemática e ciências. As análises do desempenho, à luz dos dados contextuais, forneceram informações importantes, podendo sugerir caminhos para a melhoria educacional. Os dados dos questionários de contexto complementaram a Enciclopédia TIMSS, que inclui capítulos de autoria de representantes dos países, os quais descreveram os sistemas educacionais e os currículos de matemática e ciências em cada Estado Membro.
Coleta de dados de processo para fornecer insights sobre as abordagens dos alunos
O TIMSS 2023 capturou dados de resposta dos alunos e dados de log de eventos como uma sequência abrangente de interações com a interface de avaliação, itens e objetos ativos, fornecendo um histórico completo de como cada estudante navegou pela avaliação. Esses dados deram vislumbres dos caminhos percorridos para responder às questões da avaliação e revelaram quais abordagens foram bem-sucedidas ou malsucedidas, oferecendo informações que ajudaram a aprimorar o ensino de matemática e ciências.
Direcionar avaliações para populações de estudantes
As avaliações do TIMSS 2023 foram baseadas em um design adaptativo ao grupo, que proporcionou uma melhor correspondência entre a dificuldade da avaliação e o desempenho dos alunos e, por sua vez, possibilitou uma medição mais precisa em todos os níveis de desempenho.
Contatos
Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
timss@inep.gov.br
Fale Conosco
0800616161
Autoatendimento