Competências

Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES) 

  • Conceber, planejar, coordenar, operacionalizar e analisar as ações voltadas à avaliação de instituições de educação superior, cursos de graduação e estudantes, articulando-se com os sistemas federal, estaduais e distrital de ensino;
  • Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para a realização de exames e avaliações da educação superior, bem como coordenar o processo de consolidação e divulgação dos resultados e produtos;
  • Planejar, coordenar e operacionalizar ações relativas aos bancos de avaliadores dos sistemas de avaliação de educação superior e ao banco de colaboradores do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES);
  • Propor, elaborar e realizar avaliações internacionais para fins de acreditação de cursos de graduação no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e cooperações técnicas em articulação com governos, instituições públicas e privadas de outros países, organizações não governamentais e organismos internacionais;
  • Conceber, planejar, coordenar, operacionalizar e avaliar o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação da educação superior;
  • Conceber, planejar, coordenar, realizar e divulgar estudos e pesquisas no âmbito da avaliação da educação superior;
  • Estruturar, conduzir e gerenciar os trabalhos da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), promovendo as medidas necessárias à consecução de suas finalidades, conforme previsto em seu regimento interno;
  • Propor, planejar e coordenar diretrizes e ações relacionadas a metodologias, cálculos e divulgação de indicadores da educação superior;
  • Participar de colegiados relacionados à educação superior;
  • Representar o Inep em fóruns de discussão sobre avaliação da educação superior;
  • Propor eventos científicos sobre os temas de sua competência.

 

Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES) 

  • Planejar, coordenar, operacionalizar e avaliar as ações voltadas à avaliação in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), articulando-se com o Conselho Nacional de Educação (CNE), as secretarias competentes do MEC e a Conferência Nacional de Educação (Conae).
  • Planejar, coordenar, operacionalizar e avaliar as ações voltadas à avaliação in loco das escolas de governo e do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), articulando-se com os órgãos competentes do MEC.
  • Conceber, planejar, coordenar e operacionalizar ações relativas aos bancos de avaliadores do Sinaes – Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) –, das escolas de governo e do Sistema Arcu-Sul – Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe).
  • Fomentar a construção e atualização dos indicadores dos instrumentos de avaliação in loco da educação superior em articulação com o CNE, as secretarias competentes do MEC e a Conaes.
  • Realizar as ações de formação de avaliadores institucionais e de cursos do Sinaes e de escolas de governo.
  • Regulamentar normas e procedimentos da avaliação in loco.
  • Propor, elaborar e realizar avaliações internacionais no âmbito do Arcu-Sul no território nacional.
  • Planejar, coordenar e realizar cooperação técnica em articulação com governos, instituições públicas e privadas de outros países, organizações não governamentais e organismos internacionais.
  • Definir e orientar a elaboração de documentos, atos normativos e orientadores pertinentes à avaliação in loco.
  • Assegurar o atendimento às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral relativas à avaliação in loco.
  • Representar o Inep na Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação.
  • Representar a Diretoria em fóruns de discussão sobre a avaliações in loco.
  • Zelar pelo cumprimento da legislação da avaliação da educação superior.

 

Coordenação-Geral do Enade (CGENADE) 

  • Conceber, planejar e coordenar o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES), segundo critérios institucionais de sigilo, segurança, transparência e democratização.
  • Conceber, planejar, coordenar e operacionalizar a participação de comissões assessoras nos processos relativos às avaliações de desempenho de estudantes de cursos de graduação.
  • Conceber, planejar e constituir o Cadastro Nacional de Colaboradores do BNI-ES.
  • Elaborar, revisar e homologar itens para a avaliação de desempenho dos estudantes de cursos de graduação, segundo critérios institucionais de sigilo, segurança, originalidade e qualidade técnico-pedagógica dos itens.
  • Elaborar, revisar e aprovar os instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes de cursos de graduação para aplicação, em observância às normas operacionais e logísticas.
  • Produzir estudos, pareceres e relatórios de avaliação que subsidiem a promoção de melhorias nos processos relativos à concepção dos instrumentos e aos sistemas do BNI-ES.
  • Conceber, planejar e realizar levantamento e análise de modelos de avaliação em larga escala, de recursos e de sistemas de informação em vista do aperfeiçoamento das avaliações de desempenho dos estudantes de cursos de graduação.
  • Conceber, planejar e realizar estudos provenientes da produção e dos resultados das avaliações de desempenho dos estudantes de cursos de graduação.
  • Regulamentar normas e procedimentos de elaboração de itens e instrumentos de avaliação de desempenho de estudantes de cursos de graduação e de aprovação das versões finais dos instrumentos. Conceber, planejar e realizar ações de capacitação dos colaboradores da CGENADE.
  • Representar a diretoria em fóruns de discussão sobre as avaliações de desempenho de estudantes de cursos de graduação.

 

Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior (CGCQES) 

  • Conceber, planejar e coordenar a execução de exames e avaliações de estudantes de cursos de graduação, bem como subsidiar as atividades administrativas e operacionais de competência de outras unidades de gestão do Inep.
  • Validar, consolidar e divulgar resultados e informações relativas a exames e avaliações de estudantes de cursos de graduação e a dados coletados por meio de questionários.
  • Conceber, implementar, calcular, validar, monitorar e revisar indicadores e suas metodologias referentes à educação superior.
  • Produzir e divulgar estatísticas e microdados de exames, avaliações e indicadores referentes à educação superior.
  • Conceber, planejar, coordenar, realizar e divulgar estudos e pesquisas no âmbito da educação superior.
  • Elaborar, propor, coordenar e implementar ações voltadas à reflexão e ao aprimoramento de exames e avaliações de estudantes de cursos de graduação e de indicadores referentes à educação superior.
  • Representar a diretoria em fóruns de discussão sobre exames e avaliações de estudantes de cursos de graduação e indicadores sobre a educação superior.
  • Subsidiar processos de discussão acerca de exames e avaliações de estudantes de cursos de graduação e de indicadores da educação superior.