Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
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Participação
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O que é o Saeb?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do País e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.
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Qual o papel das secretarias estaduais e municipais de Educação em relação às escolas participantes do Saeb?
As secretarias de Educação auxiliam o Inep na articulação com as escolas avaliadas, em cada unidade da Federação.
O Inep conta com o comprometimento dos gestores das redes de ensino e dos secretários de Educação para a aplicação dos testes e dos questionários, de modo a contribuir para que o Saeb seja fonte de informações para a orientação das políticas educacionais, conforme previsto no art. 11, da Lei n.º 13.005/ 2014, referente ao Plano Nacional de Educação (PNE).
A Portaria nº 351, de 4 de agosto de 2023, estabelece diretrizes e orientações para melhor articulação entre o Saeb e as redes estaduais e municipais de educação para o monitoramento do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.
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Como se dá a diferenciação de escolas participantes do Saeb que possuem o mesmo nome?
Apesar de haver escolas com nomes parecidos ou iguais, o Inep atribui um Código Inep, de 8 dígitos, diferente para cada escola cadastrada na base do Censo da Educação Básica. O código fica vinculado ao estabelecimento para todas as ações que o Inep utiliza e pode ser obtido a partir da consulta da escola ao Censo da Educação Básica.
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O que é o Saeb?
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Aplicação
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Quando será a aplicação do Saeb?
De acordo com a portaria nº 435, de 3 de julho de 2025, que estabelece as diretrizes do Saeb 2025, aplicação dos instrumentos impressos do Saeb 2025 será realizada no período de 20 de outubro a 31 de outubro de 2025, em todas as unidades da Federação.
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Os testes amostrais são no mesmo dia que os outros testes?
Não, os alunos fazem as provas amostrais em dias separados das censitárias, o dia é acordado diretamente entre a escola e a empresa aplicadora no momento do agendamento.
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Turmas multisseriadas participam da avaliação?
Não, as turmas multisseriadas não são avaliadas pelo Saeb.
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O mínimo de dez alunos é por série ou por turma? Se não tiver dez alunos não precisa aplicar a avaliação?
É necessário que haja um mínimo válido de dez alunos para o cálculo da nota por escola nas etapas do ensino fundamental e médio. Em caso de menor número de estudantes na escola, esses devem participar da prova porque seus resultados irão compor as médias agregadas por Município e Estado.
Salvo exceção, prevista no art.9º, inciso VII; serão aplicados testes de língua portuguesa e matemática, com base nas Matrizes de Referência de 2001 e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para estudantes da rede municipal do 5º e 9º anos do ensino fundamental, em municípios cujas escolas públicas municipais desses anos possuam menos de 10 (dez) estudantes cada e o total de alunos do município seja maior ou igual a 10 (dez) estudantes.
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É possível remarcar a aplicação em dias de pouca presença por motivos externos?
Sim, desde que com a anuência da empresa aplicadora responsável pelo agendamento.
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Estudantes público-alvo da educação especial participam do Saeb?
Sim, todos os estudantes, público-alvo da educação especial, matriculados em turmas regulares selecionadas para as aplicações do Saeb 2025, participam da avaliação.
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Como assegurar que o estudante receba atendimento especializado no Saeb?
A escola deverá atualizar o formulário do aluno no Educacenso durante a etapa preliminar da coleta, informando a(s) deficiência(s) e/ou transtorno que impacta(em) no desenvolvimento da aprendizagem. Somente receberão atendimento especializado no Saeb estudantes que tenham esses campos preenchidos no Educacenso ainda na etapa preliminar da matrícula inicial e estejam vinculados a uma turma que faça parte do público-alvo do Saeb. Não será possível solicitar atendimento especializado no agendamento do Saeb caso a escola não tenha declarado no Censo que o estudante possuía deficiência(s) ou transtorno(s) que impacte no desenvolvimento da aprendizagem.
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Posso solicitar atendimento especializado na hora do agendamento para um estudante que não teve os dados de deficiência declarados no Educacenso?
Não. A única forma de solicitar o atendimento especializado no Saeb é atualizar os dados de deficiência e indicar qual(is) atendimento(s) educacional(is) especializado(s) no formulário do aluno na etapa preliminar de coleta da Matrícula Inicial do Educacenso. O processo de agendamento servirá apenas para confirmar os dados que a escola já declarou no Educacenso.
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Que tipo de atendimento especializado o Saeb oferece para estudantes com necessidades especiais?
O Saeb 2025 oferecerá as seguintes formas de atendimento especializado:
I - atendimento com recursos e profissionais oferecidos pela escola participante;
II - tempo adicional para a realização dos testes e preenchimento do questionário;
III - sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais especiais;
IV - instrumentos adaptados para estudantes com baixa visão; e
V - aplicação, no 9º ano do ensino fundamental, de questionários e cadernos de provas em braille e ledor para todas as áreas avaliadas: língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, como medida de avanço da acessibilidade progressiva no âmbito do Saeb.
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Quando será a aplicação do Saeb?
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Cálculo de proficiência
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Como são calculados os resultados do Saeb?
Os resultados do Saeb são apresentados por uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstraram ter desenvolvido. Cada série e disciplina possui sua própria escala.
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O aluno recebe algum resultado?
Não há boletim individual de desempenho no Saeb. Os resultados são calculados para as escolas e redes de ensino (municipais, estaduais e federal).
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As avaliações são utilizadas no Ideb?
Sim. Os resultados do Saeb, as taxas de rendimento escolar e as informações prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
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Os resultados podem ser comparados ao longo dos anos?
Sim. A metodologia utilizada no Saeb permite que se compare o desempenho das redes e escolas ao longo do tempo.
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Como a prova é organizada?
São confeccionados tipos diferentes de cadernos de prova para cada ano e série, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Dessa forma, dois alunos não respondem necessariamente às mesmas questões.
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Quando o aluno não é considerado para composição da nota final da escola?
Para o aluno ser considerado no resultado final da escola ele deve ter sido indicado no Censo Preliminar e também no Censo Final. Alunos que foram transferidos ou se ausentaram, por qualquer motivo, não irão compor a taxa de participação.
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Como são calculados os resultados do Saeb?
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Divulgação de resultados
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O aluno recebe algum resultado?
Não há boletim individual de desempenho no Saeb. Os resultados são calculados para as escolas e redes de ensino (municipais, estaduais e federal).
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Há critérios para a divulgação dos resultados da escola? Escolas com menos de 80% de participação terão resultados?
Conforme o artigo 22 da portaria nº435, de 3 de julho de 2025, que estabelece as diretrizes do Saeb 2025, as escolas que participarem das aplicações censitárias gerarão resultados agregados para o Brasil e unidades da Federação. Bem como poderão gerar resultados agregados para municípios e escolas, desde que respeitados os seguintes critérios:
a) registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes da etapa avaliada, presentes no momento da aplicação dos instrumentos; e
b) alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo Escolar 2025, considerados aqui os dados finais de Matrícula Inicial.
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Como é feita a divulgação dos resultados do Saeb para a escola?
A divulgação dos resultados do Saeb passou a ser dividida em três etapas: divulgação preliminar, interposição de recursos e divulgação dos resultados finais. A divulgação preliminar é uma etapa restrita aos gestores escolares. Por meio de um sistema eletrônico, os diretores podem consultar, em um período específico determinado em portaria, os resultados preliminares da avaliação. Essa consulta apresenta o quantitativo de alunos participantes, a média e a distribuição dos estudantes na escala de proficiência. É possível, então, interpor recurso ao resultado preliminar divulgado. Só depois de analisados os recursos, é feita a divulgação final, aberta ao público.
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As escolas que participarem de forma amostral do Saeb terão os seus resultados divulgados?
As escolas que participarem de forma amostral não possuem resultados por escola, esses resultados são utilizados para compor as agregações por região geográfica, por dependência administrativa, por unidade da Federação e Brasil.
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Os resultados das avaliações de Ciências Humanas e Ciências da Natureza são divulgados por unidade escolar?
Não, essa avaliação é amostral e esses resultados compõe apenas os estratos amostrais avaliados, como Unidade Federativa e dependência administrativa.
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Quais são os critérios a serem cumpridos para que os municípios obtenham a divulgação dos resultados?
De acordo com o inciso II do artigo 22 da portaria nº435 de 3 de julho de 2025 que estabelece as diretrizes do SAEB 2025, para que os municípios tenham acesso aos resultados eles devem atender os seguintes critérios:
a) registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes da etapa avaliada presentes no momento da aplicação dos instrumentos; e
b) alcançar taxa de participação de, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo Escolar 2025, considerados aqui os dados finais de Matrícula Inicial.
Em caso de municípios que tenham apenas 1 (uma) escola avaliada por ano ou etapa, e quando esta escola não atingir o mínimo de 80% (oitenta por cento) de taxa de participação, nos termos do inciso II, alínea "b", os resultados não serão publicamente divulgados para o respectivo município.
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Quais as informações disponibilizadas no Boletim da Escola do Saeb?
Os Boletins das Escolas apresentam contextualização e descrição da avaliação; indicadores contextuais (índice de nível socioeconômico e índice de adequação da formação docente); dados da taxa de participação na avaliação; distribuição dos estudantes por nível da escala de proficiência por área; médias de desempenho e comparação de resultado entre edições.
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As avaliações são utilizadas no Ideb?
Os resultados do Saeb, as taxas de rendimento escolar e as informações prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
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O resultado do estudante público-alvo da educação especial compõe o resultado da escola?
Sim, todos os resultados dos estudantes público-alvo da educação especial são contabilizados nas médias agregadas e também nas médias por extratos amostrais.
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Escolas com poucos alunos prejudicam os resultados dos municípios?
Não, os resultados desses estudantes irão compor o resultado do município como o de qualquer outra escola.
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O aluno recebe algum resultado?
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Conteúdo pedagógico
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O que é avaliado no Saeb?
Tradicionalmente são avaliadas habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas). Além disso, desde 2019 o SAEB vem procedendo avaliações da Educação Infantil, habilidades em ciências da natureza e ciências humanas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental, bem como habilidades em língua portuguesa e matemática no 2º ano do ensino fundamental. São também avaliados eixos de qualidade da educação através dos questionários.
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O que são as Matrizes de Referência?
O termo “matriz de referência” é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala para indicar habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas, bem como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação. Essas matrizes reúnem o conjunto de habilidades a serem medidas em cada ano e série avaliados no Saeb e estão disponíveis no portal do Inep.
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As Matrizes de Referência são equivalentes às matrizes curriculares?
As matrizes de referência não podem ser confundidas com as matrizes curriculares, pois não englobam todo o currículo escolar. Também não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, pois são um recorte dos conteúdos curriculares estabelecidos para determinada etapa ou ciclo escolar.
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O que são descritores?
As Matrizes de Referência de língua portuguesa e matemática, que serão utilizadas em 2025 para avaliar para o ensino fundamental e médio, estão subdivididas em tópicos ou temas e estes, em descritores.
Cada descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos, que traduzem certas competências e habilidades. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor dá origem a diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verificam-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.
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O que cai na prova de língua portuguesa?
Os testes de língua portuguesa do Saeb tradicional têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Parte-se da proposição de que ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação.
Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, dividida em 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio.
O foco do 2º ano do ensino fundamental é aferir os níveis de alfabetização e o letramento matemático.
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O que cai na prova de matemática?
O conhecimento de matemática no Saeb deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas e são consideradas capacidades como observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. A prova estimula formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa. Essa opção traz implícita a convicção de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras com as quais lidar e trabalham para desenvolver estratégias de resolução.
Os conhecimentos e competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática, dividida em 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3ª e 4ª série do ensino médio. O teste cognitivo de Matemática, aplicado para o 2º ano, objetiva medir o letramento matemático, caracterizado pela capacidade de utilização dos conhecimentos da área para a construção da vida cotidiana, com estreita relação entre conhecimentos matemáticos e o contexto social no qual os atores estão inseridos.
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É possível disponibilizar provas aplicadas em anos anteriores?
Os cadernos de prova e gabaritos do Saeb não são divulgados imediatamente após a aplicação dos testes. Para fins de pesquisa, recomendamos o acesso a alguns exemplos de itens de provas disponíveis no portal do Inep, em documentos, edições antigas.
Acesse por meio do link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/documentos-edicoes-antigas
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O que é avaliado no Saeb?
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Questionários
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Ao abrir o link do Questionário, me deparo com ele já preenchido ou em preenchimento. O que faço?
Acesse o Sistema Saeb com seu login (CPF e Senha). Se você estiver contemplado na base de respondentes, o sistema apresentará automaticamente os questionários disponíveis para o seu perfil. Caso visualize um questionário já iniciado, isso pode indicar que o preenchimento foi iniciado anteriormente:
- Para o perfil de professor, é possível que outro profissional da escola, com o mesmo perfil, já tenha iniciado o preenchimento.
- Para os demais perfis (diretores, secretários etc.), pode ser que o próprio usuário tenha iniciado anteriormente ou que se trate de um vínculo ainda associado a um representante anterior da instituição.
Nesses casos, é importante verificar e, se necessário, atualizar o cadastro no Sistema Saeb para garantir o vínculo correto com a escola ou rede de ensino. Em caso de dúvidas ou inconsistências, entre em contato com a equipe do Inep pelo e-mail: sistemasaeb@inep.gov.br
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Quando o respondente está de licença por um período longo devido à afastamento por doença ou outro tipo de licença (maternidade, prêmio, etc.), quem pode responder ao questionário?
Pode responder o(a) substituto(a) do(a) secretário(a), diretor(a) ou professor(a) ou auxiliar de ensino, ou seja, quem está responsável pela secretaria, escola ou turma participante durante a aplicação do Saeb.
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Sou Diretor(a) de escola privada, mesmo assim preciso responder ao questionário?
O questionário é para todas as escolas participantes do Saeb, inclusa as instituições privadas, desta forma, solicitamos que a direção responda ao questionário. Para as questões que forem voltadas apenas à realidade da escola pública, você pode deixar a informação solicitada em branco, caso não haja uma resposta adequada à realidade da sua unidade escolar.
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Sou Diretor(a) de escola privada, mas ao preencher o questionário encontrei perguntas que são específicas de escolas públicas (como por exemplo a entrega de livro didático), o que faço?
No caso de questões específicas voltadas para a rede pública de ensino, os diretores das escolas privadas não precisam responder essas questões, você pode deixar a informação solicitada em branco, caso não haja uma resposta adequada à realidade da sua unidade escolar.
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Houve troca de gestor(a) após o questionário ter sido preenchido, mas o período para preenchimento dos questionários ainda está aberto. O(A) novo(a) gestor(a) gostaria de atualizar as informações. Como faço?
O novo representante legal deve acessar o Sistema Saeb e se cadastrar como responsável pela escola. Se a escola estiver na base de respondentes, e o vínculo estiver correto, o sistema apresentará os questionários disponíveis. Caso os dados estejam desatualizados, é necessário atualizá-los na plataforma do sistema. Em caso de dúvidasm consulte o manual com o passo a passo ou envie e-mail para: sistemasaeb@inep.gov.br
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Respondi ao questionário, mas não consigo finalizar. O que devo fazer?
Acesse o Sistema Saeb de outro navegador ou do telefone celular, pode ter ocorrido um problema de rede local. Se o problema persistir, envie o código Inep da escola, um print e entre em contato novamente pelo e-mail: saeb.questionarios@inep.gov.br.
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Sou Diretor(a) em mais de uma escola, tenho que responder ao questionário nas duas escolas?
É permitido apenas um CPF de diretor(a) por questionário e por escola. Na segunda escola, o questionário deverá ser preenchido pelo responsável que permanece no local na ausência do (a) diretor (a).
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Não recebi o link do Questionário do Saeb por e-mail. O que faço?
A partir de 2025, os links para responder aos questionários do Saeb não serão mais enviados por e-mail. O acesso deve ser feito diretamente no Sistema Saeb, após realização de um cadastro. Ao realizar o login (com CPF e Senha), se sua turma e/ou escola estiver na lista de participantes do Saeb 2025, o link estará disponível para responder ao Questionário, de acordo com o seu perfil cadastrado.
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Como acessar o questionário eletrônico do Saeb 2025?
Após realização do cadastro, acesse novamente o Sistema Saeb com seu CPF e senha, durante o período de preenchimento dos Questionários eletrônicos do Saeb 2025. Se sua turma e/ou escola estiver na lista de participantes, o link aparecerá automaticamente no menu “Questionários”. Não haverá envio de link por e-mail.
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O preenchimento do questionário do Saeb é obrigatório?
O preenchimento dos instrumentos de coleta de dados do Saeb não é obrigatório, mas é altamente recomendado. Cada escola é parte importante do Saeb 2025. As informações coletadas permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado no país. A avaliação da Educação Infantil e dos questionários, por exemplo, faz parte do Plano Nacional de Educação, lei aprovada pelo Congresso Nacional. A avaliação do Saeb, no Ensino fundamental e médio, auxilia a distribuir os recursos federais de educação e mesmo as respostas de instituições particulares são importantes na formulação e avaliação de políticas pelos gestores públicos.
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Depois de finalizado e enviado, posso solicitar um novo preenchimento para atualizar alguma pergunta?
Não, após a finalização do preenchimento do questionário, verifique suas respostas antes de enviá-las. Não será permitido reabrir o questionário após enviado e finalizado.
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Qual o período de aplicação em que posso preencher o questionário?
Os questionários do Saeb 2025 estarão disponíveis no sistema para preenchimento entre setembro e novembro. A data exata será divulgada pelo Inep oportunamente.
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Qual tempo de preenchimento dos questionários?
Os estudantes que respondem aos questionários em papel no dia da aplicação dos testes cognitivos do Saeb têm até 30 minutos para responder ao questionário. Para os questionários eletrônicos, diretores(as), professores(as) e dirigentes municipais possuem um tempo estimado de 30 minutos.
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Quais as subetapas, séries, turmas, disciplinas que o professor da escola precisará responder ao questionário?
Os professores que irão responder ao questionário dependem das turmas que foram selecionadas para participar do Saeb. Ao entrar no link do questionário do(a) professor(a), tanto do ensino fundamental e médio quanto da Educação Infantil, irá aparecer uma tabela com as turmas que estão participando do Saeb, além da série, subetapa de ensino, turno e disciplina. Com essas informações, o(a) diretor (a), que é o responsável por encaminhar os links aos professores, terá conhecimento de quais turmas foram selecionadas para responder os questionários.
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Todos os professores de uma turma respondem ao questionário ou os professores respondem um questionário para cada turma da escola?
Cada professor(a) responderá somente um questionário por escola. Respondem ao questionário APENAS os professores das turmas selecionadas que participam do Saeb. Sendo os seguintes:
- Professores ou auxiliares de ensino das turmas sorteadas da creche e/ou pré-escola para Avaliação da Educação Infantil;
- Professores das turmas sorteadas de 2º ano do ensino fundamental;
- Professores das turmas de 5º ano do ensino fundamental de português e matemática.
- Professores das turmas de 9º ano do ensino fundamental de português e matemática
- Professores das turmas de 9º ano do ensino fundamental das turmas sorteadas de ciências da natureza e de ciências humanas.
- Professores das turmas de 3º/4º anos do ensino médio de português e matemática.
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O secretário(a) ou dirigente municipal de educação do meu município não recebeu o e-mail do questionário, o que faço?
O(a) Secretário(a) deve acessar o Sistema Saeb com CPF e senha, após realizar ou atualizar seu cadastro. Se os dados estiverem corretos, o link do questionário do(a) Secretário(a) Municipal de Educação aparecerá automaticamente no menu “Questionários”. Se o e-mail ou outros dados estiverem desatualizados, é necessário atualizá-los no Sistema Saeb. Em caso de dúvidas, consulte o manual com o passo a passo ou envie e-mail para: sistemasaeb@inep.gov.br
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O e-mail da escola cadastrado no Censo está errado e o(a) Diretor(a) não recebeu o e-mail para responder ao questionário, o que faço?
O(a) Diretor(a) deve acessar o Sistema Saeb com CPF e senha. Se o vínculo com a escola estiver correto e a escola estiver na lista de participantes do Saeb 2025, o link do questionário estará disponível no menu “Questionários”. Se os dados da escola ou do(a) diretor(a) estiverem incorretos, será necessário atualizá-los no sistema. Consulte o manual para mais informações.
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Como saber se estou apto a responder?
Ao acessar o Sistema Saeb, se sua turma e/ou escola estiver na lista de participantes, o link aparecerá automaticamente no menu “Questionários”, de acordo o seu perfil. Não haverá envio de link por e-mail. Em caso de troca de postos/funções ou responsável, por favor atualize o cadastro.
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Fiz login no sistema, mas não vejo o link para responder ao questionário eletrônico do Saeb 2025. O que pode ter acontecido?
Isso pode ocorrer por alguns motivos:
- Você não está na lista de turma/escolas participantes do Inep, no caso de professores e diretores;
- Seu vínculo institucional (com escola ou secretaria) pode estar desatualizado;
- O sistema ainda não liberou os questionários (fora do período de aplicação).
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É possível alterar uma resposta após o envio do questionário?
Não. Após o envio definitivo das respostas no Lime Survey, não será possível reabrir o questionário. Certifique-se de revisar devidamente suas respostas antes de finalizar.
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Como posso atualizar meu cadastro no Sistema Saeb?
Caso o vínculo com sua escola ou rede esteja incorreto ou desatualizado, você pode acessar o Sistema Saeb e atualizar seus dados. Certifique-se de que o CPF, a função exercida e a instituição estão corretas. Consulte os Guias com o passo a passo disponíveis no Portal do Inep.
Acesse pelos links:
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Ao abrir o link do Questionário, me deparo com ele já preenchido ou em preenchimento. O que faço?
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Pesquisadores
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Perguntas referentes a dados de número de escolas, alunos matriculados nas redes públicas e privadas, material do Saeb, provas, itens etc.
Com o objetivo de viabilizar a realização de estudos e garantir o desenvolvimento de pesquisas de interesse público e a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e instituições, conforme a legislação vigente, foi criado o Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), que atende a solicitações de acesso a bases de dados protegidos, produzidos pelo Inep. Por meio dele, pesquisadores podem acessar, para fins institucionais e científicos, bases de dados protegidos do Inep.
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Perguntas referentes a dados de número de escolas, alunos matriculados nas redes públicas e privadas, material do Saeb, provas, itens etc.
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