Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Publicado em 23/07/2020 15h16 Atualizado em 23/07/2020 15h35
  • Participação
    • O que é o Saeb?

      O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

    • As escolas são obrigadas a participar do Saeb?

      Não. A participação no Saeb é voluntária. O Inep ressalta a importância da confirmação da participação da escola, pois as informações coletadas permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que podem interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado no país.

    • Qual o papel das secretarias estaduais e municipais de Educação em relação às escolas participantes do Saeb?

      As secretarias de Educação auxiliam o Inep na articulação com as escolas avaliadas, em cada unidade da Federação.

    • Como se dá a diferenciação de escolas participantes do Saeb que possuem o mesmo nome?

      Apesar de haver escolas com nomes parecidos ou iguais, o Inep atribui um Código Inep, de 8 dígitos, diferente para cada escola cadastrada na base do Censo da Educação Básica. O código fica vinculado ao estabelecimento para todas as ações que o Inep utiliza e pode ser obtido a partir da consulta da escola ao Censo da Educação Básica.

  • Aplicação
    • Quando será a aplicação do Saeb?

      A portaria da próxima edição do Saeb ainda não foi publicada. Portanto, no momento, não existe um cronograma de aplicação para o Saeb 2021.

    • Quando ocorrerá o agendamento da aplicação?

      A empresa aplicadora contratada pelo Inep entrará em contato com a escola para agendar, em comum acordo, a data de aplicação, dentro do período estipulado, conforme portaria da edição.

  • Cálculo de proficiência
    • Como são calculados os resultados do Saeb?

      Os resultados do Saeb variam de 0 a 500. Os resultados são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram ter desenvolvido.

      Para cada uma das disciplinas, a escala é única e cumulativa, em todos os anos e séries avaliados: a lógica é a de que quanto mais o estudante caminha ao longo da escala, mais habilidades terá acumulado. Portanto, é esperado que alunos do 5° ano do ensino fundamental alcancem médias numéricas menores que os de 9° ano e estes alcancem médias menores que as alcançadas pelos alunos de 3ª ou 4ª série do ensino médio.

    • O aluno recebe algum resultado?

      Não há boletim individual de desempenho no Saeb. Os resultados são calculados para as escolas e redes de ensino (municipais, estaduais e federal).

    • As avaliações são utilizadas no Ideb?

      Sim. Os resultados do Saeb, as taxas de rendimento escolar e as informações prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

    • Os resultados podem ser comparados ao longo dos anos?

      Sim. A metodologia utilizada no Saeb permite que se compare o desempenho das redes e escolas ao longo do tempo.

    • Como a prova é organizada?

      São confeccionados tipos diferentes de cadernos de prova para cada ano e série, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Desta forma, dois alunos não respondem necessariamente às mesmas questões.

  • Divulgação de resultados
    • O aluno recebe algum resultado?

      Não há boletim individual de desempenho no Saeb. Os resultados são calculados para as escolas e redes de ensino (municipais, estaduais e federal).

    • Há critérios para a divulgação dos resultados da escola?

      Conforme art. 19 da Portaria Inep n.º 366, de 29 de abril de 2019, por etapa avaliada, serão publicamente divulgados os resultados das escolas públicas mencionadas no inciso I do art. 5º, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:

      I - registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;

      II - alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2019, consideradas aqui as informações constantes em sua versão final, atendendo ao disposto no art. 11, § 1º, da Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014.

    • Para quais escolas são gerados resultados no Saeb?

      Por etapa avaliada, serão publicamente divulgados os resultados das escolas públicas que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios, conforme disposto no art. 19 da Portaria Inep n.º 366, de 29 de abril de 2019:

      I - registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;

      II - alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2019, consideradas aqui as informações constantes em sua versão final, atendendo ao disposto no art. 11, § 1º, da Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014.

    • Como é feita a divulgação dos resultados do Saeb para a escola?

      A divulgação dos resultados do Saeb passou a ser dividida em três etapas: divulgação preliminar, interposição de recursos e divulgação dos resultados finais. A divulgação preliminar é uma etapa restrita aos gestores escolares. Por meio de um sistema eletrônico, os diretores podem consultar, em um período específico determinado em portaria, os resultados preliminares da avaliação. Essa consulta apresenta o quantitativo de alunos participantes, a média e a distribuição dos estudantes na escala de proficiência. É possível, então, interpor recurso ao resultado preliminar divulgado. Só depois de analisados os recursos, é feita a divulgação final, aberta ao público.

    • As escolas que participarem de forma amostral do Saeb terão os seus resultados divulgados?

      As escolas que participarem de forma amostral não possuem resultados por escola, mas para as agregações região geográfica, unidade da Federação e Brasil.

    • Quais são os critérios a serem cumpridos para que os municípios obtenham a divulgação dos resultados?

      Conforme os arts. 20 e 21 da Portaria Inep n.º 366, de 29 de abril de 2019, por etapa avaliada, serão publicamente divulgados os resultados dos municípios e dos estados que contenham as escolas mencionadas no art. 5º, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:

      I - registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;

      II - alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2019, consideradas aqui as informações constantes em sua versão final.

    • Quais as informações disponibilizadas no Boletim da Escola do Saeb?

      Os Boletins das Escolas apresentam contextualização e descrição da avaliação; indicadores contextuais (índice de nível socioeconômico e índice de adequação da formação docente); dados da taxa de participação na avaliação; distribuição dos estudantes por nível da escala de proficiência por área; médias de desempenho e comparação de resultado entre edições.

    • As avaliações são utilizadas no Ideb?

      Os resultados do Saeb, as taxas de rendimento escolar e as informações prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

  • Conteúdo pedagógico
    • O que é avaliado no Saeb?

      Tradicionalmente são avaliadas habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas). Na edição do Saeb 2019, serão avaliadas também habilidades em ciências da natureza e ciências humanas no 9º ano do ensino fundamental e as habilidades em língua portuguesa e matemática no 2º ano do ensino fundamental.

    • O que são as Matrizes de Referência?

      O termo “matriz de referência” é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala para indicar habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas, bem como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação. Essas matrizes reúnem o conjunto de habilidades a serem medidas em cada ano e série avaliados no Saeb e estão disponíveis no portal do Inep.

    • As Matrizes de Referência são equivalentes às matrizes curriculares?

      As Matrizes de Referência não podem ser confundidas com as matrizes curriculares, pois não englobam todo o currículo escolar. Também não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, pois são um recorte dos conteúdos curriculares estabelecidos para determinada etapa ou ciclo escolar.

    • O que são descritores?

      As atuais Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática estão subdivididas em tópicos ou temas e estes, em descritores.

      Cada descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos, que traduzem certas competências e habilidades. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor dá origem a diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.

    • O que cai na prova de língua portuguesa?

      Os testes de língua portuguesa do Saeb tradicional têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Parte-se da proposição de que ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação.

      Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, dividida em 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3ª e 4ª série do ensino médio.

    • O que cai na prova de matemática?

      O conhecimento de matemática no Saeb deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas e são consideradas capacidades como observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. A prova estimula formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa. Essa opção traz implícita a convicção de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras com as quais lidar e trabalham para desenvolver estratégias de resolução.

      Os conhecimentos e competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática, dividida em 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3ª e 4ª série do ensino médio.

    • É possível disponibilizar provas aplicadas em anos anteriores?

      Os cadernos de prova e gabaritos do Saeb não são divulgados. Para fins de pesquisa, recomendamos o acesso a questões comentadas e a alguns exemplos de itens de provas disponíveis no portal do Inep, seção Saeb.

  • Pesquisadores