Linha Editorial

Linha Editorial

Apresentação

A Linha Editorial do Inep reúne periódicos; séries; títulos avulsos; e coleções na área educacional; além de publicações institucionais. Como iniciativa do Inep, a Linha Editorial cumpre uma das finalidades do instituto: promover a disseminação das pesquisas estatísticas e indicadores, das avaliações e exames, e de estudos educacionais. Por meio de suas publicações, algumas como mais de sete décadas, o Inep divulga as informações que produz, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento na área educacional.

A primeira publicação nasceu sete anos após a criação do Inep, por solicitação do Ministro Gustavo Capanema ao diretor-geral do Inep, Lourenço Filho. A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), publicada em 11 de julho em 1944, figurava-se como principal meio de divulgação dos estudos e das pesquisas educacionais nacionais e internacionais, além de trazer os atos oficiais da educação nacional e dos estados. Desde sua primeira publicação constitui-se como um fórum privilegiado de reflexão sobre a defesa do direito à educação e da necessidade de organização de um sistema nacional adequado às necessidades socioculturais do país. A revista cumpriu um duplo papel de fomentar e disseminar conhecimento sobre e para a comunidade educacional. O segundo periódico foi o Em Aberto, publicado em novembro de 1981, originalmente como um boletim de divulgação técnica do Ministério da Educação e Cultura e de circulação interna.

Periódicos – Os periódicos do Inep são reconhecidos pela comunidade acadêmica e estão no Portal dos Periódicos da Capes e indexados em bases nacionais e internacionais. Distribuídos gratuitamente em cópia impressa para bibliotecas e universidades solicitantes e também no formato on-line, disponível no portal do Inep, a partir de 2007, com licença aberta.

Séries e coleções – Estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento educacional e que possam estimular o debate ou oferecer subsídios à avaliação das políticas educacionais. A série obedece a um plano editorial, abrangendo assuntos ou fins similares e é publicada em diferentes intervalos de tempo. Público-alvo: Pesquisadores, técnicos, gestores, docentes e discentes da área educacional e áreas afins. As séries possuem ISSN e DOI, mas pelo seu caráter não possuem Qualis/Capes.

Contato


Saiba mais