Apresentação
A partir de 2025, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado em três modalidades distintas, ampliando o escopo de análise e adequando os instrumentos às especificidades de cada curso.
Modalidades do Enade
- Enade Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia: avaliação teórica para estudantes concluintes dessas formações.
- Enamed: exame específico para cursos de medicina, voltado à avaliação da formação médica.
- Enade das Licenciaturas: o exame acontecerá em duas etapas: avaliação teórica e prática. Para os estudantes de licenciatura, a avaliação teórica acontecerá por meio da Prova Nacional Docente (PND). Já avaliação prática medirá as competências pedagógicas desenvolvidas ao longo da formação.
O Enade permanece como componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, sendo fundamental para medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas. O exame também contribui para a consolidação de políticas públicas voltadas à qualidade da educação superior no país.
Em 2025, serão avaliados:
- Licenciaturas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (português, inglês, português e espanhol, português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.
- Bacharelados: administração; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; medicina; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais.
- Cursos Superiores de Tecnologia: design gráfico; gestão comercial; gestão de recursos humanos; gestão financeira; gestão pública; logística; marketing e processos gerenciais.