Competências

Diretoria de Estudos Educacionais (Dired)

 

Desenvolver estudos relacionados a temas educacionais de interesse do Inep e do MEC. 

Desenvolver estudos específicos relacionados ao monitoramento dos planos nacionais de educação e à avaliação de políticas públicas na área de educação. 

Elaborar e aprimorar indicadores educacionais, em articulação com as demais diretorias finalísticas do Inep. 

Articular-se com órgãos, entidades e pesquisadores externos, com vistas a estabelecer parcerias que viabilizem a participação do Inep em estudos e/ou pesquisas educacionais aplicadas ou comparadas. 

Coordenar a política de atualização e aquisição de material bibliográfico e documental, a fim de constituir acervo especializado nas áreas de atuação do Inep. 

Preservar, tratar, conservar e disseminar documentos históricos, informações educacionais e a produção bibliográfica do Inep. 

Planejar, coordenar e operacionalizar os serviços de acesso aos acervos bibliográficos, ao arquivo histórico, aos bancos de dados terminológicos e aos dados protegidos do Inep. 

Planejar, coordenar e operacionalizar a política, a produção e a publicação editorial do Inep. 

Desenvolver, atualizar, aplicar e disseminar a identidade visual do Inep. 

Organizar e apoiar eventos relacionados à divulgação de informações educacionais, à comunicação científica e à gestão do conhecimento em educação. 

Propor nomes para integrar conselhos, comitês e comissões assessoras, científicas, editoriais ou de especialistas que atendam às demandas de estudos educacionais, de acesso a dados protegidos, de desenvolvimento e disseminação de acervo e de produção editorial, coordenando, acompanhando e fiscalizando os trabalhos correlatos.

 

Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais (Cgime)

 

Planejar, promover, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de estudos educacionais sobre temas de interesse do MEC e do Inep. 

Planejar, promover, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de estudos e indicadores relacionados ao monitoramento de planos nacionais de educação e à avaliação de políticas e programas educacionais. 

Estabelecer a organização interna, organizando os planos de trabalho e monitorando a execução das atividades, de modo a cumprir os encargos planejados e outros estabelecidos pela diretoria. 

Realizar articulações com as demais diretorias do Inep, instituições, pesquisadores e técnicos, com vistas a estabelecer parcerias e a promover e apoiar discussões, seminários e outros eventos relacionados às temáticas dos estudos educacionais desenvolvidos na Dired. 

Assessorar o diretor, fornecendo dados para a tomada de decisões nos campos técnico e administrativo. 

Representar a diretoria e o Inep em reuniões e eventos relacionados às temáticas dos estudos desenvolvidos. 

Desenvolver atividades integradoras entre os servidores, promovendo discussões e reflexões acerca do desenvolvimento da metodologia de produção de estudos e indicadores educacionais. 

Promover, em articulação com a Coep o Cibec, a disseminação dos estudos educacionais produzidos. 

Orientar e fiscalizar, no âmbito de sua atuação, o uso de bases de dados e meios físicos, programas e sistemas corporativos de tecnologia da informação. 

Zelar pela integridade de dados produzidos e/ou disponibilizados, cumprindo e fazendo cumprir as normas e protocolos de segurança da informação instituídos pelo Inep e pelo Governo Federal.

 

Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec)

 

Assessorar o diretor, fornecendo dados para a tomada de decisões nos campos técnico e administrativo. 

Estabelecer a organização interna, instituindo procedimentos e rotinas, organizando os planos de trabalho, distribuindo tarefas, fiscalizando a execução das atividades e estipulando prazos para entrega de produtos, de modo a cumprir os encargos planejados e outros estabelecidos pela diretoria. 

Planejar e coordenar a execução das atividades de biblioteca, arquivo histórico e acesso a dados protegidos. 

Fornecer informações para subsidiar estudos e pesquisas educacionais. 

Difundir o Cibec como centro de referência em pesquisa sobre a educação brasileira. Promover, implementar e estimular a política de disseminação de informações educacionais, oferecendo suporte à elaboração de estudos, à divulgação dos resultados e produtos dos sistemas de avaliação e dos indicadores educacionais.

Gerenciar a produção e a disseminação de informações educacionais via web, adequando-as ao formato necessário e promovendo a necessária articulação com as áreas produtoras do Inep. 

Gerenciar o atendimento a pesquisadores internos e externos ao Inep por meio digital ou pelo acesso à sala segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap).

Gerenciar o uso da sala segura do Sedap, cumprindo e fazendo cumprir as normas e protocolos de segurança da informação instituídos pelo Inep e pelo Governo Federal.

Permitir acesso a dados protegidos conforme estabelecido em lei, constituindo e fiscalizando os procedimentos para acesso, tratamento e retirada de informações pessoais e protegidas, oferecendo ampla publicidade aos usuários sobre as condições e os termos de uso do serviço. 

Solicitar às diretorias, quando for o caso, acesso, tratamento e disponibilização de informações pessoais e protegidas coletadas pelo Inep. 

Solicitar análise, parecer e autorização de uso de informações pessoais coletadas no âmbito das atividades do Inep. 

Zelar pela integridade de dados produzidos pelo Inep. 

Gerenciar e indexar publicações na Bibliografia Brasileira de Educação (BBE).

Gerenciar o processo de manutenção e atualização do Thesaurus Brasileiro de Educação (Thesaurus Brased).

Representar o Inep nas atividades do Grupo de Trabalho de Terminologia (GTT) do Setor Educacional do Mercosul (SEM).

Implementar a Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) com o objetivo de aprimorar o acervo da biblioteca do Inep. 

Coordenar as atividades de aquisição, processamento técnico, ordenação física, empréstimos e preservação do acervo bibliográfico e das coleções especializadas e da área de educação, de acordo com os critérios da PDC. 

Realizar atendimento ao público, na biblioteca e por e-mail. Preservar a memória institucional do MEC e do Inep. 

Promover a articulação institucional com o Comitê dos Produtores da Informação Educacional (Comped).

Gerenciar serviços de disseminação, principalmente serviços de referência, permuta das publicações do Inep e realização de exposições e eventos, de acordo com a política estabelecida pelo Instituto. 

Propor critérios e desenvolver ações para o depósito legal da produção bibliográfica dos órgãos da administração pública federal responsáveis pelo setor educacional.

Planejar, organizar e atualizar os aportes de documentos do acervo bibliográfico, bem como as informações educacionais acumuladas e os produtos de disseminação gerados pelo Cibec para composição do repositório institucional, em articulação com as unidades responsáveis do Instituto. 

Estabelecer a normatização e orientar a gestão dos processos técnicos do sistema de arquivo histórico do Inep. 

Estabelecer diretrizes e normas de acesso aos documentos arquivados, promovendo o acesso público aos acervos. 

Pesquisar o patrimônio documental arquivístico do Inep, elaborar publicações e divulgá-las. 

Realizar atendimento ao público, presencial no arquivo histórico e por e-mail. 

Criar e disseminar os instrumentos de pesquisa dos acervos. 

Propor e acompanhar a política de preservação de documentos e informações digitais e a implementação de serviços automatizados de gerenciamento e arquivamento em suportes digitais. 

Programar, promover e incentivar a ampla utilização do arquivo histórico como laboratório de pesquisa e investigação. 

Planejar, organizar e atualizar os aportes de documentos do arquivo histórico, bem como as informações educacionais acumuladas e os produtos de disseminação gerados pelo Cibec para composição do repositório institucional, em articulação com as unidades responsáveis do Instituto. 

Supervisionar a realização de estudos e pesquisas educacionais no âmbito do arquivo permanente ou histórico do Inep. 

Orientar e fiscalizar, no âmbito de sua atuação, o uso de bases de dados e meios físicos, programas e sistemas corporativos de tecnologia da informação.

Zelar pela integridade de dados produzidos e/ou disponibilizados, cumprindo e fazendo cumprir as normas e protocolos de segurança da informação instituídos pelo Inep e pelo Governo Federal.

 

Coordenação de Editoração e Publicações (Coep)

 

Assessorar o diretor, fornecendo dados para a tomada de decisões nos campos técnico e administrativo. 

Estabelecer a organização interna, instituindo procedimentos e rotinas, organizando os planos de trabalho, distribuindo tarefas, fiscalizando a execução das atividades e estipulando prazos para entrega de produtos, de modo a cumprir os encargos planejados e outros estabelecidos pela diretoria. 

Propor, promover e executar a política editorial do Inep. 

Planejar e gerenciar a produção da linha editorial do Inep. 

Aprimorar e articular os processos editoriais. 

Receber, analisar, encaminhar e acompanhar as demandas de publicação do Inep.

Garantir o atendimento aos critérios de qualidade da publicação científica. 

Coordenar as atividades editoriais das séries e dos periódicos do Instituto. 

Gerenciar, no âmbito das publicações técnicas e científicas, a política de direito autoral. 

Garantir processo isonômico e cego para a avaliação de artigos, resenhas e estudos que buscam as revistas e séries do Inep como meio de divulgação do conhecimento educacional. 

Sugerir nomes de especialistas para a composição do conselho e dos comitês editoriais. 

Organizar e realizar reuniões periódicas com os comitês editoriais para deliberações a respeito das publicações periódicas. 

Adquirir, gerenciar e prestar contas dos códigos International Standard Book Number (ISBN) junto à Fundação Biblioteca Nacional. 

Adquirir, gerenciar e prestar contas dos códigos International Standard Serial Number (ISSN) junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Adquirir, gerenciar e prestar contas dos códigos Digital Object Number (DOI) junto às instituições responsáveis. 

Manter a periodicidade regular das revistas editadas pelo Inep. Manter os periódicos do Instituto indexados às bases de dados nacionais e internacionais. 

Gerenciar o sistema de produção editorial periódica Open Journal System (OJS), com apoio da DTDIE. 

Gerenciar e manter o site de publicações do portal do Inep, com apoio da DTDIE. 

Propor e atualizar roteiro com diretrizes institucionais para a revisão e a normalização de textos. Formatar e padronizar os originais de acordo com as normas editoriais. 

Revisar textos de acordo com as normas linguístico gramaticais. 

Normalizar informações bibliográficas e citações de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Propor, criar e disseminar a identidade visual do Inep, produzindo materiais e logomarcas em consonância com essa identidade visual. 

Criar e padronizar projetos gráficos. 

Orientar e avaliar os serviços de impressão gráfica. 

Diagramar os produtos editoriais e materiais de divulgação e de eventos do Inep. 

Desenvolver práticas para incentivar as atividades integradoras entre os servidores, promovendo discussões e reflexões acerca da produção da linha editorial do Inep. 

Zelar pela integridade dos materiais editados, em parceria com os demandantes e considerando o grau de sigilo exigido, cumprindo e fazendo cumprir as normas e os protocolos de segurança da informação instituídos pelo Inep e pelo Governo Federal, informando prontamente à diretoria eventuais violações. 

Manter lista de instituições educacionais atualizada para fins de divulgação e distribuição da publicação institucional. 

Zelar, organizar e gerenciar a reserva técnica de publicações para distribuição e divulgação. 

Divulgar as publicações do Inep em eventos de gestão, pesquisa e avaliação educacional. 

Promover, em articulação com o Cibec e/ou com a área demandante, a disseminação das publicações. 

Orientar e fiscalizar, no âmbito de sua atuação, o uso de meios, programas e sistemas corporativos de tecnologia da informação. 

Fiscalizar os contratos de produção gráfica.