Apresentação
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Enamed será realizado anualmente, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
Objetivos
Avaliação da formação médica: verificar se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no país.
Aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica.
Fortalecimento do SUS: garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde.
Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de Residência Médica de acesso direto.
Público
Estudantes de medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Enare; e profissionais graduados em medicina interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, no período a ser estabelecido no edital do Exame.
Taxa de inscrição
Para utilizar os resultados do Enamed para o Enare é necessário pagar uma taxa de inscrição.
Os estudantes inscritos no Enade que não pretendem utilizar os resultados da prova da Enamed para ingressar na residência, via Enare, estão isentos dessa taxa inscrição