Competências

Publicado em 21/07/2020 11h46 Atualizado em 29/07/2020 10h14

Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB)

  • Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos de realização das avaliações da educação básica.
  • Promover, em articulação com os sistemas estaduais e municipais de ensino, a realização das avaliações da educação básica.
  • Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para o estabelecimento de processos de certificação de competências.
  • Apoiar os estados, o Distrito Federal e os municípios no desenvolvimento de projetos e sistemas de avaliação da educação básica.
  • Promover a realização de avaliações comparadas, em articulação com instituições nacionais e organismos internacionais.
  • Liderar e acompanhar a elaboração de documentos normativos referentes a exames e avaliações da educação básica.

 

Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (CGSNAEB) 

  • Planejar, coordenar e acompanhar a produção de instrumentos e de informações acerca do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
  • Planejar e executar a construção e a divulgação dos resultados das avaliações da educação básica promovidas pelo Governo Federal.
  • Definir as estratégias e coordenar as ações de disseminação das informações relativas a avaliações da educação básica.
  • Planejar e executar a construção de referenciais teóricos e metodológicos das avaliações da educação básica promovidas pelo Governo Federal.
  • Planejar, firmar e manter a rede de parceiros institucionais e colaboradores do Banco Nacional de Itens das avaliações da educação básica.
  • Coordenar nacionalmente a divulgação de estudos comparativos e avaliações internacionais de que o Brasil participe.
  • Coordenar as atividades conjuntas de cooperação, concepção, composição e aplicação relativas às avaliações comparativas internacionais.
  • Planejar e executar estudos e pesquisas sobre as avaliações da educação básica. Estimular parcerias e intercâmbios científicos no campo da avaliação da educação básica.
  • Promover ações de cooperação técnica e formação em avaliação em larga escala com os demais entes federados.
  • Propor parcerias com outros institutos de pesquisa em avaliação da educação básica em nível nacional e internacional.
  • Propor ações de formação técnico-científica no campo das avaliações da educação básica.
  • Propor seminários e outros eventos científicos sobre os temas de sua competência. Prestar assessoramento à diretoria.

 

Coordenação-Geral de Exames para Certificação (CGEC) 

  • Planejar e coordenar a produção dos instrumentos, a realização e a produção de informações acerca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
  • Definir parâmetros normativos e contratuais relativos aos exames de sua responsabilidade.
  • Desenvolver estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas relacionadas a temas, projetos e processos de sua responsabilidade.
  • Planejar e coordenar a produção, revisão e validação dos itens dos exames de sua responsabilidade.
  • Designar e coordenar comissões de especialistas para apoiar e assessorar o desenvolvimento dos exames de sua responsabilidade.
  • Planejar e coordenar a montagem dos instrumentos que compõem os exames de sua responsabilidade.
  • Planejar, coordenar e acompanhar os processos de correção de provas dos exames de sua responsabilidade, inclusive os mecanismos de correção das provas discursivas.
  • Planejar, coordenar e acompanhar atividades relativas ao processo de produção e disseminação de informações dos exames de sua responsabilidade, em articulação com as demais instâncias do Inep.
  • Definir as diretrizes e realizar o credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de postos aplicadores do Celpe-Bras.
  • Promover a interlocução com os Postos Aplicadores do Celpe-Bras, bem como planejar, coordenar e acompanhar a capacitação dos seus colaboradores nas etapas necessárias à realização do Exame.
  • Propor, planejar e coordenar seminários e outros eventos científicos sobre os temas de sua competência.
  • Propor à diretoria o planejamento bianual e o cronograma anual de atividades da CGEC. Prestar assessoramento à Diretoria de Avaliação da Educação Básica.

 

Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas (CGIM) 

  • Subsidiar a disseminação de dados e informações referentes a avaliações e exames da educação básica.
  • Controlar, em articulação com os demais envolvidos no processo, a modelagem dos bancos de dados, inclusive dicionários e leiautes.
  • Elaborar, supervisionar e promover o desenvolvimento de planos amostrais referentes a provas e questionários para pré-testes e avaliações da educação básica.
  • Calcular e auxiliar a concepção e o aprimoramento dos indicadores utilizando dados de avaliações e exames da educação básica.
  • Analisar, julgar e, nos casos de aprovação, acompanhar os projetos de pesquisas que solicitarem acesso a dados protegidos.
  • Promover o controle de qualidade dos dados e dos processos de tratamento de dados da diretoria.
  • Desenvolver estudos estatísticos e psicométricos para subsidiar a concepção, a produção e o aprimoramento dos instrumentos que compõem as avaliações e os exames da educação básica.
  • Analisar e validar a qualidade estatística e psicométrica dos instrumentos que compõem as avaliações e os exames da educação básica.
  • Calcular e fornecer, de acordo com a teoria clássica dos testes e a teoria de resposta ao item, as medidas de traço latente dos respondentes dos instrumentos que compõem as avaliações e os exames da educação básica.
  • Calcular e fornecer, de acordo com a teoria clássica dos testes e a teoria de resposta ao item, as análises estatísticas e psicométricas dos itens dos instrumentos que compõem as avaliações e os exames da educação básica.
  • Subsidiar as demais coordenações da diretoria com dados estatísticos e psicométricos para a concepção, a produção e o aprimoramento dos instrumentos que compõem as avaliações e os exames da educação básica.
  • Propor seminários e outros eventos científicos sobre os temas de sua competência.
  • Prestar assessoramento à diretoria.