Riaces

Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces)

A Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces), tradução de Red Iberoamericana para el aseguramiento de la calidad em la Educacion Superior, é uma associação de 25 agências de avaliação e acreditação de 18 países ibero-americanos.

Criada em 2003, sua missão é promover a interação entre as diferentes instâncias de acreditação, credenciamento e avaliação da qualidade da educação superior, impulsionando a excelência. Para isso, a Riaces promove a cooperação e o intercâmbio entre os países associados.

Os membros associados da Riaces são órgãos regionais responsáveis pela avaliação da qualidade da educação superior em cada país. Constituem-se como instituições oficiais competentes para implementação de políticas de educação superior relativas à qualidade da educação em nível regional.

A rede é estruturada em órgãos: Assembleia Geral, Comitê Executivo e Secretaria Executiva. O corpo institucional do Inep já fez parte do Comitê Executivo, nas funções de conselheiro, vice-presidente e presidente.

A internacionalização é um objetivo importante para o Inep, considerando sua projeção no exterior (palestras nos fóruns internacionais), os benefícios resultantes da cooperação internacional (troca de conhecimento, novas metodologias de avaliação, critérios de qualidade) e a colaboração do Brasil (que possui um dos maiores sistemas de avaliação do mundo) aos demais países.