Alfândega de Foz do Iguaçu
ALF - FOZ DO IGUAÇU

Endereço
Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu
Av. Paraná, 2845, Monjolo, Foz do Iguaçu-PR, 85864-385, Brasil
Contato
+55 (45) 99132-6815
+55 (45) 99119-5948
A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, localizada estrategicamente na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, desempenha um papel essencial no controle aduaneiro e na fiscalização do comércio internacional. A Alfândega atua na Ponte da Amizade, que conecta o Brasil ao Paraguai, na Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil à Argentina, e no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Foz do Iguaçu, por ser uma cidade brasileira que faz fronteira com dois países, têm duas "cidades gêmeas", Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). As duas fronteiras têm perfis diferentes, atraindo variados tipos de turistas e compristas para a região.
A fronteira terrestre entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este é a mais movimentada do Brasil. Na Ponte Internacional da Amizade, que conecta estes dois municípios, 45 mil veículos e 103 mil pessoas transitam todos os dias. Este número totaliza em 16,5 milhões de veículos e 37,7 milhões de pessoas por ano.
Já na Ponte Tancredo Neves, que marca o encontro entre Brasil e Argentina, são 11 mil veículos e 32 mil pessoas que atravessam diariamente. Quantitativo equivalente a 4,1 milhão de veículos e 11,7 milhões de pessoas por ano.
O município ainda abriga um dos maiores portos secos da América Latina, com uma movimentação média diária de 800 caminhões. Ao todo, em 2024, foram liberados 196.599 caminhões com exportação ou importação. Apenas no ano passado, a corrente de comércio foi de US$ 8,6 bilhões.
Foz do Iguaçu se destaca não só como um ponto de logística, mas também como centro cultural, turístico e econômico para o país. Segundo a Secretária Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu 745.549 desembarques apenas em 2024. A Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, por sua vez, recepcionou 301.452 desembarques de visitantes neste mesmo período. O município foi eleito como o quinto destino turístico mais procurado da América do Sul pelo prêmio Traveller's Choice da TripAdvisor, promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Para além disso, a jurisdição da Alfândega de Foz inclui as Inspetorias de Santa Helena e Guaíra, o que reforça sua importância na fiscalização do fluxo de mercadorias e pessoas nesta região.
Em 2024, servidores da Receita Federal na jurisdição da Alfândega de Foz do Iguaçu atuaram incansavelmente para apreender R$575.297.314,60 em mercadorias variadas no contexto da tríplice fronteira e dos municípios que a cercam. Com destaque, os produtos mais frequentemente encontrados fora da regularidade foram eletrônicos e itens de informática, cigarros, bebidas e perfumes.
A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu conta com os esforços da Divisão de Fiscalização de Bagagens (Dibag) e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) nas zonas primárias e secundárias da fronteira. Além das fiscalizações e apreensões, a Alf Foz também é responsável por um pátio com mais de 5 mil veículos, um grande depósito de mercadorias que aguardam sua devida destinação e ainda conta com os serviços de destruição de cigarros e bebidas alcoólicas.
Sendo assim, nota-se a importância da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, localizada na nona região fiscal, para o cenário nacional. Além de combater o contrabando e o descaminho, a Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu procura fomentar o comércio internacional e tem contribuído com o crescimento e o desenvolvimento econômico da região.