Notícias
Desenvolvimento Regional
MIDR apresenta Política Nacional de Desenvolvimento Regional para estudantes universitários
Foto: Dênio Simões/MIDR
Brasília (DF) - Com o intuito de contribuir para a formação de novos profissionais e manter um ambiente de diálogo entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e as universidades federais, a Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) recebeu, na última quinta-feira (29), alunos das disciplinas "Geografia Econômica" e "Teoria Regional e Regionalização" da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no auditório Celso Furtado do MIDR.
Na ocasião, a secretaria aplicou o jogo educativo de tabuleiro em desenvolvimento, intitulado "Jornada pela PNDR". Os participantes, representando macro-regiões do país, exploraram desafios e aplicaram conceitos práticos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) para impulsionar o desenvolvimento do Brasil.
O diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território do Ministério, João Mendes da Rocha Neto, destacou a importância da aproximação com os temas cruciais ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Ele ressaltou a necessidade de ir além da discussão teórica, buscando trazer o contexto vivido pelos alunos para compreender as desigualdades regionais.
“Procuramos trazer um pouco do contexto em que eles vivem para que compreendam os processos de desigualdade regional, para que consigam olhar para seus territórios e reconhecer expressões dessa desigualdade na pobreza, na questão ambiental, econômica e, a partir dessas reflexões, pensar na possibilidade de intervir na realidade, serem agentes de transformação a partir dos conhecimentos adquiridos dentro da universidade, complementados com o ministério”, ressaltou.
A professora da UFMT, Antônia Ieda Delfino, acompanhou o grupo de estudantes que participou da atividade. Segundo a docente, o momento de compartilhamento é de fundamental importância. “Inseri-los nesse momento profícuo que está acontecendo, na discussão a respeito da Política Nacional de Ordenamento Territorial (PNOT), é inigualável e de extrema importância”, afirmou Antônia.
Tulio Felipe Queiroz, de 27 anos, é estudante de geografia e tem estudado sobre a PNOT. Para ele, as atividades foram importantes para se identificar com este tema. “A questão de políticas públicas é muito importante para entender o território, para ter a dimensão deste território em que vive e do que precisa planejar. Como realizar isso e como implementar. Tem todo um arcabouço de estudos por trás”, avalia.
A parceria com as universidades, como a Federal do Mato Grosso, faz parte do Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Regional (PCDR). Este serviço, disponível para instituições interessadas, visa democratizar o acesso ao diálogo e à troca de conhecimento sobre as políticas de desenvolvimento regional. A SDR também planeja oferecer esse serviço no formato online, mantendo seu compromisso com a inovação e a inclusão.