Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
Oficina regional debate financiamento e investimentos para a Bacia do Prata em Brasília
Evento regional reúne países da Bacia do Prata para discutir investimentos em recursos hídricos (Foto: Pixabay)
Brasília (DF) - Entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2026, Brasília receberá a Oficina Regional de Financiamento e Investimentos para a implementação do Plano Estratégico da Bacia do Prata, que será realizada na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O encontro reunirá representantes dos países da Bacia do Prata para debater alternativas de financiamento voltadas à gestão integrada dos recursos hídricos da região.
O evento é organizado pelo Programa de Água das Américas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem como objetivo fortalecer capacidades técnicas e promover a troca de experiências sobre opções viáveis de financiamento e investimentos entre os países que integram o Comitê Intergovernamental Coordenador da Bacia do Prata (CIC).
O MIDR atua, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como representante técnico do Brasil no âmbito do CIC, contribuindo para o diálogo regional e para o avanço de estratégias de cooperação e desenvolvimento sustentável na Bacia do Prata.
“Vale destacar que esta agenda é estratégica para o tema que tratamos no Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Segurança Hídrica, porque fortalece a cooperação técnica e a coordenação entre os países na gestão compartilhada de recursos hídricos transfronteiriços”, destacou Alberto Batista da Silva Filho, Coordenador-Geral de Gestão de Recursos Hídricos (CGRH). “Ao discutir alternativas concretas de financiamento e investimentos, a oficina ajuda a transformar diretrizes e planos em ações implementáveis, com maior capacidade de execução, monitoramento e entrega de resultados para a Bacia do Prata”, acrescentou.
A oficina reforça o papel da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, vinculada ao MIDR, como espaço de articulação técnica e institucional para a cooperação internacional em recursos hídricos.
Outras Notícias:
Pernambuco soma 112 cidades em situação de emergência
Microcrédito impulsiona autonomia financeira de mulheres no campo
Criação de comitês gestores fortalece a aplicação de R$ 4,47 bilhões em ações de revitalização de bacias hidrográficas