Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
MIDR garante apoio para atender população impactada pela variação do nível da Barragem de Engenheiro Avidos
Reunião alinha respostas rápidas a população afetada pela variação da Barragem de Engenheiro Avidos (Foto: Pref. Cajazeiras/PB)
Cajazeiras (PB) - Representando o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE), Bruno Cravo, participou nesta terça-feira (9) de uma reunião com a prefeita de Cajazeiras (PB), Corrinha Delfino, para tratar de ações emergenciais voltadas aos ribeirinhos impactados pela variação do nível da Barragem de Engenheiro Avidos, localizada no sertão paraibano. O encontro contou também com a presença do prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins, vereadores, representantes da comunidade local e do Comitê de Bacias Hidrográficas.
Durante a apresentação das principais demandas dos ribeirinhos afetados pelo comportamento do reservatório, Bruno Cravo explicou que, com a retomada do regime operacional normal da barragem, é natural que aconteçam variações de nível no reservatório. Ele destacou que essa característica exige adaptação dos usos e ocupações no entorno, algo que vem sendo reforçado pelo MIDR junto às comunidades. “Foi esclarecido para a comunidade que o reservatório de Engenheiro Avidos, em seu regime operacional normal, vai apresentar variação de nível. Os usos devem se adequar. Este ano foi o primeiro de retomada do regime operacional e o MIDR, com orientação do ministro Waldez Góes e do secretário Giuseppe Vieira, está encabeçando uma frente para poder atender emergencialmente esses ribeirinhos”, afirmou.
Reforçando seu compromisso em coordenar uma força-tarefa para garantir respostas rápidas às situações emergenciais enfrentadas pelas famílias, ficou acordado que as prefeituras de Cajazeiras e de São José de Piranhas encaminharão até a próxima segunda-feira, 15 de dezembro, um levantamento com as demandas mais urgentes. “Aquelas que puderem ser atendidas com o efetivo já mobilizado pelo ministério, seja da operação ou das obras em andamento na região, serão executadas de imediato”, garantiu Cravo.
Já as ações de caráter mais estruturante, que necessitem de novos recursos ou contratações específicas, serão planejadas em parceria entre o MIDR e as prefeituras envolvidas, garantindo esforços conjuntos para acelerar soluções duradouras.
O diretor destacou que a reunião foi essencial para alinhar expectativas, reforçar a transparência das operações e intensificar a cooperação entre o Governo Federal, os municípios e a comunidade local.
Outras Notícias:
Brasil fortalece cooperação internacional para proteger o Aquífero Guarani
MIDR e Marinha firmam parceria para enfrentar desastres e fortalecer setor aquaviário na Amazônia
Brasil e Uruguai iniciam diagnóstico conjunto para gestão da água na Lagoa Mirim