Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
MIDR celebra os 10 anos do Comitê de Raça, Gênero e Equidade do Senado Federal
Comitê de Gênero e Raça do Senado Federal celebra 10 anos (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) - Em comemoração aos 10 anos do Comitê de Gênero e Raça do Senado Federal, a chefe de Gabinete do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Marilene Nascimento, representou a pasta no café da manhã comemorativo realizado nesta quinta-feira, (20), no restaurante do Senado.
O MIDR aderiu à Rede Equidade no ano passado. Trata-se de uma iniciativa do Senado Federal que visa promover a diversidade, equidade e inclusão no setor público. “Celebrar 10 anos do Comitê de Gênero e Raça e Equidade no Senado e fazer parte desse momento enquanto Rede e enquanto órgão que aderiu à iniciativa, tem um significado de aprendizado, de o quanto mulheres e homens já fizeram a diferença aqui nessa casa e o quanto a gente pode pegar isso como boas práticas e aplicar em outros ministérios, em outros órgãos”, comentou Marilene.A pasta tem apoiado várias ações estruturais para execução das políticas de inclusão, dentro da linha de defesa do ministro Waldez Góes sobre a importância de manter uma agenda permanente.
O evento foi um momento de lembrar o histórico da Rede que promove igualdade de gênero e étnico-racial, respeita a diversidade e defende a inclusão dessas pautas nas políticas de desenvolvimento regional. “Para nós, enquanto parte da Rede Equidade, aplicar todo esse aprendizado no ministério, vai fazer toda a diferença no nosso trabalho”, destacou a chefe de gabinete.
Sobre o Comitê de Gênero e Raça
O grupo é composto por 11 instituições públicas federais, com o objetivo de promover ações conjuntas voltadas à inclusão e diversidade, com ênfase em gênero e raça. Estão inclusos nessa iniciativa, além do Senado Federal, a Câmara dos Deputados, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/SGB), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério Público do Trabalho (MPT), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Acordo de Cooperação Técnica nº 2021/0235, que institui a Rede Equidade, foi celebrado em 11 de março de 2022 e tem como objetivo fomentar iniciativas de inclusão e equidade entre órgãos públicos. Com a adesão, o MIDR potencializa suas iniciativas internas voltadas à promoção da igualdade de gênero e raça, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para a inclusão social no âmbito da administração pública federal.
Outras Notícias: Liderança feminina fortalece inclusão e diversidade no MIDR Mulheres ocupam 43% dos cargos de decisão no MIDR e fortalecem políticas de equidade Ministro Waldez Góes assina Carta de Apoio do MIDR ao Compromisso de Equidade de Gênero
