Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Kits de segurança alimentar e microcrédito chegam para fortalecer agricultura familiar no Amapá
MIDR entrega kits e oferta microcrédito a agricultores de comunidade em Calçoene (AP) (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Calçoene (AP) - Afetados pela praga da mandioca, agricultores da comunidade de Carnot, em Calçoene (AP), receberam nesta quinta-feira (19) ações emergenciais e apoio produtivo do projeto Acelera Amapá. A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e beneficiou mais de 2 mil famílias, com a entrega de 2.000 kits de ajuda humanitária e acesso ao mutirão Microcrédito Pertinho da Gente.
A programação contou com a parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Social e Defesa Civil do Amapá. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que acompanhou toda a ação, destaca a importância do apoio às famílias nesse período. "O governo federal, estadual e municipal lutam no enfrentamento da vassoura-de-bruxa, mas enquanto não temos a solução, temos que garantir apoio para a comunidade. A segurança alimentar não resolve o problema todo, mas resolve o problema de não deixar que as famílias passem tanta necessidade, até fome”, explicou o ministro.
Microcrédito
Além da entrega de kits de alimentação, agricultores tiveram acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), por meio do mutirão Microcrédito Pertinho da Gente, em parceria com a Caixa Econômica Federal. O ministro Waldez Góes observa que essa é uma forma a mais de incentivar o desenvolvimento da atividade produtiva na região. “Nós trouxemos informações sobre os principais programas do Governo Federal e também trouxemos o microcrédito. São alternativas de desenvolvimento econômico e incentivo aos agricultores”, disse.Esse incentivo foi bem recebido pelos produtores, como é o caso da agricultora Rosete Vieira. Moradora do distrito de Carnot há 38 anos, ela vê no microcrédito uma oportunidade de melhorar sua atividade com a aquisição de insumos para o trabalho no campo. "Para nós, essa ação tem um grande significado porque vamos alavancar o nosso trabalho na agricultura. Vamos comprar mais adubos, nossas ferramentas. É um projeto muito bom do Governo Federal para a nossa comunidade”, contou a agricultora.
Com acesso ao crédito, Rosete planeja fortalecer o cultivo de culturas tradicionais da região, como a melancia e o açaí. Ela destaca que o incentivo traz segurança para o negócio familiar. "Nós vamos poder plantar mais tranquilos e fazer o nosso trabalho para pagar em dia o crédito, para que possamos acessar novamente. É um incentivo que estamos tendo", destacou.
Ação no município de Amapá
No município de Amapá, além da entrega de 955 kits de segurança alimentar para agricultores e pescadores e do mutirão do Microcrédito Pertinho da Gente, o MIDR realizou a entrega de equipamentos para impulsionar a economia local e fortalecer as cadeias produtivas da região. Entre os principais beneficiados está a Colônia de Pescadores Z-4 de Sucuriju, que recebeu 30 motores rabeta, que vão garantir maior eficiência e segurança aos pescadores artesanais."Só temos a agradecer hoje, em nome dos pescadores do Amapá, pois o ministério se mostrou à disposição para nos ajudar neste momento tão difícil pelo qual a pesca está passando. Esses equipamentos são um investimento nas nossas colônias de pescadores e, com essa ajuda, nosso setor vai crescer ainda mais", agradeceu Isabela Santos, presidente da Colônia de Pescadores Z-2.
No setor agrícola, o fomento foi direcionado especialmente ao fortalecimento da agricultura familiar e ao processamento de alimentos. A Associação de Mulheres e Agricultoras da Comunidade do Piquiá (AMACOP) foi contemplada com um kit completo de mecanização e beneficiamento, incluindo microtrator, carreta agrícola, encanteirador, além de uma linha industrial para a mandiocultura, com forno mecanizado, triturador e descascador em inox.
A estruturação da produção de farinha de mandioca também foi reforçada com a entrega de prensas manuais de coluna dupla às associações da comunidade de Cruzeiro e entorno, otimizando o processo de fabricação e a geração de renda para as famílias rurais.
As atividades do Acelera Amapá seguem, nesta sexta-feira (20), nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, e encerram-se no domingo (22), com programação em Serra do Navio e Pedra Branca.
Outras Notícias:
Transnordestina reduzirá custos e abrirá novos mercados para produtores do Cariri
Saiba como dimensionar a defesa civil do seu município de acordo com os riscos

