Notícias
MISSÃO INTERNACIONAL
Desenvolvimento regional e inovação marcam agenda do MIDR na China
Ministro Waldez Góes durante encontro com o embaixador chinês Zhu Qingqiao (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, realizará missão oficial à China entre os dias 11 e 16 de agosto. A agenda será estratégica, voltada ao fortalecimento da cooperação bilateral nas áreas de desenvolvimento regional, infraestrutura, prevenção de desastres e ampliação das relações comerciais entre Brasil e China, com ênfase na região amazônica.
A visita ocorre em um momento de retomada do protagonismo internacional do Brasil e consolida os laços de 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A agenda prevê reuniões com autoridades do governo chinês, visitas técnicas e a assinatura de acordos de cooperação.
Entre os destaques da missão está a formalização de um Memorando de Entendimento com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), responsável por desenvolver e implementar estratégias relacionadas ao desenvolvimento econômico social nacional. A iniciativa visa promover o intercâmbio de experiências e estratégias voltadas à redução das desigualdades territoriais.
Outro ponto central da agenda será o fortalecimento da cooperação com as províncias de Jiangsu e Guangdong, incluindo ações em torno da nova rota marítima Guangdong - Porto de Santana (AP), que posiciona o porto amapaense como um futuro hub logístico nas relações comerciais entre China e América do Sul. A expectativa é atrair investimentos chineses para modernização da infraestrutura portuária e inserção do Norte do Brasil em cadeias globais de valor.
A missão também prevê o desdobramento do Memorando de Entendimento com o Ministério de Gestão de Emergências da China, firmado em maio deste ano. O objetivo é conhecer de perto as tecnologias e os sistemas chineses de prevenção a desastres, especialmente o uso de inteligência artificial para mapeamento de riscos, alertas e resposta emergencial.
Durante a viagem, será formalizada a operação de crédito de US$ 500 milhões junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB/BRICS), com recursos destinados aos Fundos de Desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para impulsionar projetos estruturantes nas áreas de logística, energia, bioeconomia e agroindústria.
A agenda contará ainda com encontros com empresas e instituições de pesquisa chinesas, além de visitas técnicas a zonas industriais e áreas de inovação.
SERVIÇO:
Agenda da Missão Oficial à China
11 e 12/08 - Pequim: reuniões com autoridades do governo chinês e com o Embaixador do Brasil na China. Visita técnica ao Centro Nacional de Redução de Desastres.
13/08 - Nanjing (Província de Jiangsu): encontros com autoridades locais e representantes de empresas chinesas com interesse em parcerias estratégicas.
14/08 - Xangai: reuniões com representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS), do governo de Xangai e de empresas da região.
15/08 - Guangzhou e Zhuhai (Província de Guangdong): visita oficial para tratar da estratégia de desenvolvimento regional da Grande Baía e da cooperação com a região amazônica.
16/08 - Shenzhen: encerramento da missão com visita à cidade referência em inovação e desenvolvimento regional, dentro da estratégia da Grande Baía.