Notícias
GESTÃO DE DESASTRES
Defesa Civil Alerta toca em simulação em usinas nucleares de Angra do Reis (RJ)
GSI realiza simulação em usinas nucleares de Angra dos Reis com envio de alertas à população (Foto: Defesa Civil Nacional)
Brasília (DF) – Para treinar a população de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro diante de possíveis desastres, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) promoveu, nesta quarta-feira (1º), uma simulação nas usinas nucleares da região, com o envio do Defesa Civil Alerta. As cidades de Paraty e Mangaratiba também receberam as mensagens. O treinamento continua nesta quinta-feira (2).
Realizado a cada dois anos, o simulado tem como objetivo avaliar, treinar e aprimorar o Plano de Emergência Externo do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Nesta quarta, o simulado contou com o acionamento de sirenes, evacuação da Central Nuclear, transporte de gerador móvel, remoção de vítimas, deslocamento de comunidades e coleta de amostras ambientais de solo, água, ar e vegetação.
Por volta das 15h, o Defesa Civil Alerta foi enviado para os celulares da população. Técnicos da Defesa Civil Nacional acompanharam o evento. “Estamos como observadores do exercício, dando total apoio às instituições envolvidas na simulação e responsáveis pelo monitoramento e controle. Estivemos em salas de crise e nas ações realizadas em usinas”, contou o analista ambiental da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Vitor Faria.
De acordo com o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, “o exercício é fundamental para manter nossas equipes preparadas e garantir que a população saiba como agir em uma emergência”.
A simulação reuniu cerca de 60 instituições civis e militares. Entre elas, estão a Eletronuclear, Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, defesas civis estadual e municipais, Ibama, Abin e Ministério da Saúde.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta intensifica a segurança das pessoas enviando mensagens de texto e avisos sonoros para os celulares em áreas de muito risco, sem necessidade de cadastro prévio. Os alertas aparecem de forma destacada na tela e podem soar mesmo nos aparelhos em modo silencioso. Qualquer cidadão, independentemente do DDD, que esteja no município com previsão de desastre, poderá receber.
A ferramenta é gratuita e alcança celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver ou não conectado ao Wi-Fi.
Outras Notícias:
Defesa Civil Alerta entra em operação em todo território nacional
Municípios têm até 31 de outubro para atualizar dados sobre gestão de riscos e desastres
Nova tecnologia chega ao Centro-Oeste e conclui nacionalização do sistema