Notícias
CHUVAS INTENSAS
Defesa Civil Alerta foi usado devidamente na capital paulista, diz Waldez
Defesa Civil Alerta foi disparado devido a fortes chuvas na capital paulista (Foto: Reprodução)
Brasília (DF) – O Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas severos da Defesa Civil Nacional, foi utilizado pela primeira vez, nesta sexta-feira (24), em São Paulo (SP) por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. Por volta das 16h, os paulistanos receberam mensagens e avisos sonoros nos celulares informando sobre a situação.
Ao enviar o alerta, a defesa civil estadual escreveu: “chuva forte se espalhando pela capital paulista, com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”. Até o momento, a capital totalizou 122 mm (milímetros) nas últimas três horas e muitas ocorrências de inundação/alagamento estão sendo registradas, assim como desmoronamentos e queda de árvores. Um homem de 73 anos morreu após uma enxurrada invadir sua residência no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.
Equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional também acompanham a situação e estão em contato com as autoridades locais para prestar o apoio necessário.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, lembra que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) está monitorando as chuvas em todo o país e como faz diariamente. Nesta sexta-feira (24), às 9h, realizou uma reunião virtual com as defesas civis estaduais para planejar ações preventivas. Ele avalia que o sistema do Defesa Civil Alerta foi usado de forma apropriada na capital paulista. “O aviso meteorológico gerado pela manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de nível amarelo. A situação das chuvas foi se intensificando ao longo do dia, a Defesa Civil de São Paulo emitiu três alertas via SMS entre às 15h10 e às 15h40, antes de disparar o Defesa Civil Alerta de nível “severo” às 15h57. Como responsável pela Defesa Civil Nacional, posso dizer que o sistema de alerta precoce foi pertinente e usado de forma apropriada na cidade de São Paulo", destacou.
Tecnologia de ponta
O lançamento do Defesa Civil Alerta é um marco nas ações de proteção e defesa civil do Brasil. A nova tecnologia está disponível para todos os estados das regiões Sul e Sudeste e utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, inibindo qualquer conteúdo em uso na tela dos aparelhos, inclusive os que estiverem no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
Antes de ser implementada, a ferramenta foi testada em 11 municípios brasileiros durante 30 dias. Além disso, alertas de demonstração também foram enviados para 36 cidades gaúchas e Belo Horizonte. Após habilitar o uso, as primeiras cidades que utilizaram o sistema durante o período de fortes chuvas em dezembro foram Petrópolis (RJ), Vitória (ES) e Campinas (SP).
Nacionalização da ferramenta
Em dezembro do ano passado, após a implementação do Defesa Civil Alerta no Sul e Sudeste, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) deu o primeiro passo para a operacionalização da ferramenta no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Em reunião com representantes das defesas civis estaduais, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou a expansão da nova tecnologia para o restante do País em 2025.
Outras Notícias:
MIDR reconhece situação de emergência em 16 cidades afetadas por desastres