Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
Comunidade da Vila Produtiva Rural Negreiros inicia cultivo nos lotes irrigados em Salgueiro (PE)
Infraestrutura de irrigação garante o cultivo em comunidades beneficiadas pelo PISF (Foto: Pixabay)
Salgueiro (PE) – Os primeiros cultivos agrícolas começam a nascer na Vila Produtiva Rural (VPR) Negreiros, em Salgueiro (PE), entre 27 e 31 de outubro. Com apoio do Programa de Fornecimento de Água e Apoio Técnico para Pequenas Atividades de Irrigação ao Longo dos Canais para Comunidades Agrícolas (PBA 16), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a comunidade terá acesso a irrigação e capacitação técnica para fortalecer a produção local.
O objetivo é instalar os primeiros cultivos agrícolas em uma área total de 26 hectares irrigados, marcando uma nova etapa de implementação do PBA 16 e fortalecendo as ações produtivas das comunidades beneficiadas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Essa etapa consolida a infraestrutura de irrigação e reforça o apoio técnico oferecido às famílias da comunidade.
Em conjunto com os agricultores, foram definidas culturas de ciclo curto, como feijão, macaxeira, batata-doce e hortaliças diversas, além da implantação de frutíferas com potencial produtivo e comercial, como banana, goiaba, acerola e maracujá. As atividades de campo contarão com acompanhamento técnico e capacitação dos agricultores locais.
“O início dos cultivos representa mais uma conquista das famílias reassentadas, que agora passam a contar com infraestrutura de irrigação e apoio técnico para desenvolver atividades produtivas sustentáveis. Essa etapa fortalece o propósito do Projeto São Francisco de levar água, renda e desenvolvimento ao semiárido”, destacou o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Bruno Cravo.
A programação inclui reuniões de organização e orientações técnicas com os agricultores e a execução de atividades de plantio e preparo do solo nos lotes irrigados ao longo da semana. Ao final, no dia 31 de outubro, será realizada uma reunião de avaliação e planejamento das próximas etapas.
Outras Notícias:
Brasil reforça integração entre água, saneamento e clima em reunião de ministros em Madri
Brasil e Espanha firmam cooperação para avançar na irrigação sustentável
Água do São Francisco impulsiona produção e renda em comunidades reassentadas