Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Avicultura caipira avança na RIDE-DF com foco em mercado e renda no campo
Estratégia do MIDR aposta em diagnóstico territorial, organização produtiva e acesso a mercados (Foto: Divulgação/MIDR)
Brasília (DF) - A implantação da Rota da Avicultura Caipira na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) marca um novo passo para estruturar a produção, ampliar o acesso a mercados e fortalecer a renda de pequenos produtores da região. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira (19), durante o I Encontro para o Desenvolvimento do Polo da Avicultura Caipira, realizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), em Brasília.
Criada em 2024, a Rota da Avicultura Caipira tem o objetivo de estruturar a cadeia produtiva, promover a organização dos produtores, estimular a inovação e ampliar o acesso a mercados. Atualmente, a estratégia já conta com polos ativos nos estados da Paraíba e de Sergipe e passa a avançar também no DF e Entorno, região com forte potencial produtivo e grande mercado consumidor.
Durante o encontro, representantes do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal, instituições de ensino e pesquisa, entidades de assistência técnica e produtores rurais discutiram os desafios e as oportunidades para o fortalecimento da avicultura caipira na RIDE-DF. A proposta da Rota é realizar um diagnóstico territorial para identificar gargalos, potencialidades e estratégias capazes de orientar políticas públicas mais eficientes e alinhadas às realidades locais.
Oportunidades para emprego e renda
O secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Daniel Furtunato, destacou a importância da iniciativa para a geração de emprego e renda no território. “Essa rota é para fazer uma espécie de diagnóstico, identificar oportunidades, desafios, forças e fraquezas locais, e construir uma política pública direcionada, envolvendo diversos atores”, afirmou. Segundo ele, a região reúne condições favoráveis à produção, como a oferta de grãos, mas ainda enfrenta entraves relacionados à infraestrutura e à comercialização.
Furtunato também ressaltou o impacto econômico da atividade para os pequenos produtores. “Com um investimento relativamente baixo, é possível montar uma unidade produtiva capaz de gerar renda mensal, mostrando o poder que essa atividade tem de promover desenvolvimento territorial”, completou.Produtor rural de Formosa (GO) e integrante da RIDE-DF, James Barros destacou que, apesar da tradição e da capacidade produtiva da região, o escoamento da produção ainda é um dos principais desafios. “O produtor consegue produzir, mas encontra uma barreira muito grande na hora de escoar seus produtos. Esse polo é um marco importante porque pode encurtar o caminho entre o produtor e o consumidor”, avaliou. Para ele, a Rota da Avicultura Caipira representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao mercado do Distrito Federal, especialmente para produtos da agricultura familiar.
O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, reforçou que a principal dificuldade enfrentada pelos produtores não está na produção, mas na comercialização. “Nós somos bons para produzir, mas precisamos avançar na adequação às legislações e na abertura de novos espaços de mercado para garantir renda e fixar o produtor no campo”, afirmou. Ele destacou ações do GDF voltadas à estruturação da cadeia, como a implantação do primeiro entreposto de ovos no DF, que permitirá a regularização sanitária e a ampliação das vendas, inclusive para a alimentação escolar.
A programação do evento incluiu painéis temáticos sobre cooperativismo, governança territorial, qualidade dos produtos e bem-estar animal, além do lançamento de material técnico voltado à regularização da produção avícola. Foi realizada também a 1° Oficina para estudar a implantação de um polo da Rota da Avicultura no estado da Paraíba. A troca de experiências com representantes do Polo da Avicultura Caipira da Borborema, na Paraíba, também foi um dos destaques do encontro.
Com a implantação da Rota da Avicultura Caipira na RIDE-DF, o MIDR reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a ampliação do acesso a mercados e a promoção do desenvolvimento regional sustentável, por meio de políticas públicas integradas e construídas de forma participativa.
Outras Notícias:
Lula inaugura maquete da Transposição do Rio São Francisco no Palácio do Planalto
Cooperativa da Rota do Açaí renova contrato de compensação ambiental com empresa italiana
