Notícias
ACELERA AMAPÁ
Ações de segurança alimentar e mutirão de microcrédito chegam a Ferreira Gomes e Porto Grande
MIDR leva ajuda humanitária e microcrédito a agricultores e pescadores do Amapá (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Ferreira Gomes (AP) - Agricultores e pescadores artesanais do interior do estado do Amapá, afetados pela praga da mandioca e pela estiagem, recebem ações emergenciais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), nesta sexta-feira (20). Após passar por Calçoene e o município de Amapá, as ações de apoio produtivo e ajuda humanitária chegaram aos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande.
A iniciativa, acompanhada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, conta com a entrega de 1.664 kits de ajuda humanitária (664 para Ferreira Gomes e 1.000 para Porto Grande) e o mutirão Microcrédito Pertinho da Gente, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Foi realizada, ainda, a entrega de equipamentos de beneficiamento para os produtores locais.De acordo com o ministro Waldez, a ação é uma resposta do MIDR às necessidades do estado. "Além da segurança alimentar para as famílias afetadas pela praga da mandioca e pela estiagem, estamos entregando a oportunidade de crescimento por meio do microcrédito e dos equipamentos, garantindo que o produtor e o pescador tenham autonomia. O Governo Federal, com apoio do Estado e do município, está presente para garantir apoio imediato às famílias e fortalecer a economia local", afirmou o ministro.
Pescado com mais qualidade
Em Ferreira Gomes, o setor pesqueiro recebeu equipamentos especializados para garantir que o pescado chegue ao consumidor com mais qualidade e valor agregado. Foram entregues pela Codevasf, empresa vinculada ao MIDR, máquinas de gelo, freezers, balanças de precisão e mesas de manipulação de alimentos em inox. A presidente da Colônia de Pescadores Z-17, Ádria Marques, destacou o impacto dessas políticas públicas para a categoria.
"É um marco para a nossa classe. Esses equipamentos, como as máquinas de gelo e os freezers, vêm fortalecer o setor pesqueiro do nosso município, garantindo melhores condições de trabalho. Estamos recebendo também os kits de alimentos que ajudam cada família de pescador e agricultor. Somos muito gratos", pontuou a presidente.
Ação em Porto Grande
As ações seguem para o município de Porto Grande, com foco no atendimento aos produtores rurais e pescadores artesanais. Serão entregues cerca de 1.000 kits de ajuda humanitária e acesso facilitado ao Microcrédito Produtivo Orientado (MPO). O objetivo é facilitar a compra de insumos, ferramentas e o investimento nas propriedades rurais.
As ações do Acelera Amapá tiveram início na quinta-feira (19), nos municípios de Calçoene e Amapá, e encerrarão no domingo (22), em Serra do Navio e Pedra Branca.
Outras Notícias:
Kits de segurança alimentar e microcrédito chegam para fortalecer agricultura familiar no Amapá
Saiba como dimensionar a defesa civil do seu município de acordo com os riscos
Transnordestina reduzirá custos e abrirá novos mercados para produtores do Cariri
