Ferrovia Transnordestina
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Objetivo
Criar uma importante rota logística para o transporte de cargas, conectando o interior do Nordeste aos portos e fortalecendo a integração econômica da região.
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Fases
O projeto é dividido em diferentes fases, sendo a primeira a mais significativa, conectando o Porto do Pecém (CE) a Eliseu Martins (PI), passando por Salgueiro (PE).
O projeto está avançando e está em fase de conclusão, com previsão de conclusão para 2027, de acordo com algumas fontes. O objetivo é que a ferrovia comece a operar parcialmente em 2025.
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Gestão e Financiamento
O investimento total estimado é de R$ 14,9 bilhões, com recursos significativos garantidos pelo governo federal, por meio do MIDR.
O MIDR é responsável por garantir e liberar recursos para acelerar a conclusão das obras, utilizando fundos como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Ações e programas relacionados ao financiamento e repasse de verbas são geridos pelo ministério.
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Planejamento e Prioridade
A Transnordestina é uma prioridade estratégica para o MIDR, que a vê não apenas como uma ferrovia, mas como um vetor de desenvolvimento e integração regional.
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Supervisão e Andamento
O Ministéirio da Integração e do Desenvolvimento Regional acompanha o progresso da obra e a liberação de recursos para os diferentes trechos, em coordenação com a concessionária Transnordestina Logística S.A. (TSLA) e outros órgãos, como o Ministério dos Transportes e a ANTT.
Situação Atual do Projeto
Progresso: Atualmente, a Fase 1 do projeto, que liga o Porto de Pecém (CE) ao sertão do Piauí, está com cerca de 75% de execução e tem previsão de ser finalizada em 2027. A entrega da Fase 2 está prevista para 2029.
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Objetivo