Estatísticas Educacionais Internacionais

Conjunto de estatísticas educacionais realizadas por meio de cooperação internacional, técnica e financeira, bilateral e multilateral. O Inep é responsável pela promoção e disseminação de indicadores e estudos educacionais comparados. A educação comparada é fundamental para estabelecer e aprofundar diálogos críticos sobre a educação que o Brasil deseja ter. As principais iniciativas são a publicação Education at a Glance (EaG), com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); os Indicadores Educacionais do Mercado Comum do Sul (Mercosul), com o Setor Educacional do Mercosul (SEM); e os Indicadores Educacionais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) participa de programas, grupos de trabalho e comitês, nacionais e internacionais, para a produção e difusão de estatísticas, indicadores e pesquisas comparáveis em nível internacional junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Mercosul Educacional.
Em consecução a diferentes acordos e processos de cooperação internacional relacionados à produção e divulgação de estatísticas sociais, o Inep atua, sistematiza e fornece estatísticas educacionais brasileiras para compor diversos estudos e publicações temáticas comparáveis (Pesquisa Talis, Mercosul Educacional, Education at a Glance etc.).
Em 2024, além de outras ações internacionais, foi realizada a fase de campo da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), com taxas expressivas de participação dentre os amostrados de 95,2% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental e 97,4% dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, e a respectiva participação de 94,3% e 93,2% dos diretores das escolas do mesmo ciclo. Além disso, foi realizado o I Encontro Nacional da TALIS, em Recife-PE, em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, no qual foram realizadas discussões importantes sobre metodologia da pesquisa, avaliação até a fase de campo e a oportunidade para políticas docentes nacionais e regionais.
Saiba mais sobre as Estatísticas Educacionais Internacionais
- Participação em fóruns e redes internacionais.
-
Atuação junto à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico):
- Participação nas 31ª e 32ª reuniões técnicas do NESLI (Network sobre Informação dos Sistemas Educacionais) e do LSO (Network sobre os Resultados da Educação), no âmbito do INES/OCDE.
- Representação nas 31ª e 32ª reuniões do Working Party do INES/OCDE.
- Colaboração na coleta, tratamento e homologação de dados dos questionários UNESCO/OCDE/Eurostat (UOE) para o relatório Education at a Glance (EAG).
- Participação em diversas reuniões de Grupos de Trabalho Informais sobre sistemas educacionais e resultados da educação.
- Realização de evento de lançamento do relatório EAG no Brasil, via transmissão web, em parceria com a OCDE.
-
- Atuação Regional e Multilateral.
- Participação efetiva no Grupo de Trabalho de Indicadores (GTI) do Setor Educacional do Mercosul.
- Apoio técnico nas reuniões do Comitê Coordenador Regional (CCR) do Ministério da Educação.
- Engajamento ativo no Grupo de Peritos Nacionais de Produção de Estatísticas da Educação da CPLP.
- Preparação do Questionário sobre a Disponibilidade de Indicadores no Espaço CPLP, em conjunto com Portugal e Cabo Verde para concretização do Relatório de Estatísticas Educacionais da CPLP.
- Cooperação com o IBGE nas reuniões do Grupo de Cooperação Técnica (TCG) para monitoramento do ODS4 da Agenda 2030 da Unesco.
-
Pesquisa Talis 2024
-
Implementação e finalização da Etapa Principal:
- Realização bem-sucedida em todas as Unidades da Federação.
- Apoio fundamental das Secretarias Estaduais de Educação.
- Taxas expressivas de participação:
• Anos Finais do Ensino Fundamental:
Professores: 95,2%
Diretores: 94,3%
• Anos Iniciais:
Professores: 97,4%
Diretores: 93,2%
-
I Encontro Nacional da Talis:
- Realização em Recife-PE, em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco.
- Participação de mais de 100 representantes do Inep, da Seduc-PE e da Sase-MEC.
- Presença de Coordenadores e Técnicos da pesquisa de todas as unidades da federação.
- Discussões abrangentes sobre metodologia, resultados e políticas docentes nacionais e regionais.
-
- Realização de campo da pesquisa Talis com a coordenação da áreas técnicas estaduais responsáveis pela coordenação da pesquisa do Censo Escolar nos respectivos territórios e avaliação conjunta do processo de campo.
- Coordenação-Geral de Controle da Qualidade e de Tratamento da Informação (CGQTI)
- Coordenação de Estatística Internacional Comparada (CEIC)
Atuando direta e indiretamente no desenvolvimento desta ação são:
- 6 servidores
- 1 estagiário
- Portaria n.º 986, de 21 de dezembro de 2017, que aprova o Regimento Interno do Inep.