Notícias
SAEB
Live: Inep apresenta as diretrizes do Saeb 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nessa segunda-feira (11), live para conversar com a comunidade escolar sobre as novas diretrizes que o Sistema SAEB 2025 terá este ano. Professores, diretores e secretários de educação também devem fazer novo cadastro ou atualizar suas informações no Sistema SAEB.
A atualização cadastral permite responder tanto às aplicações censitárias quanto às amostrais do SAEB. A realização de novo cadastro ou atualização das informações já está disponível e vai até 20 de outubro por meio do endereço: http://saeb.inep.gov.br/saeb/. A aplicação dos questionários eletrônicos está prevista para ocorrer entre setembro e novembro de 2025.
Outra inovação desta edição é que as escolas da rede pública, que tenham menos de 10 estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, também responderão aos testes e questionários do SAEB pela primeira vez. A medida se aplica apenas ao formato censitário para português e matemática. Seis redes de municípios entraram nessa regra exclusiva de 2025.
A diretora de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, Hilda Linhares, abriu o encontro virtual e destacou a importância de as escolas trabalharem as características de preenchimento dos questionários nesta edição, especialmente para os estudantes.
“É importante que os estudantes atribuam significado a essa avaliação e sejam incentivados a se dedicarem à boa realização do teste, compreender que o desempenho deles trará resultado para toda comunidade escolar”, ressaltou.
O Inep também aplicará um questionário impresso a ser respondido pela família ou responsáveis do estudante. O formulário será entregue aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental para ser levado para casa, com prazo de devolução para o diretor ou a escola. Esse instrumento incluirá perguntas sobre a vida familiar e escolar do estudante, bem como suas opiniões sobre diferentes aspectos relacionados à escola.
O SAEB permite realizar um diagnóstico o mais abrangente possível da qualidade da educação básica do país. No caso da educação infantil, o diferencial é que o questionário avalia a qualidade da oferta e, neste ano, haverá um questionário específico para diretores dessa etapa de ensino (creche e pré-escola), que será aplicado de forma amostral também para professores, mediante o cadastro no Sistema SAEB.
Inclusão – As provas do SAEB 2025, também terão a aplicação em Braile. A novidade alcança todos os testes e questionários para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A participação desses estudantes é importante para o diagnóstico mais adequado do atendimento às suas necessidades.
Dentre os recursos para os estudantes que necessitam de atenção especial, também estão previstos a inclusão de profissionais da própria escola para acompanhamento, tempo adicional de prova, sala extra para diminuir o número de alunos por sala e instrumentos adaptados para aqueles com baixa visão.
A avaliação se dá de forma ampla e amostral, a depender da etapa avaliada, tanto da rede pública quanto da privada. Nesse sentido, é importante as escolas estarem com os dados do Censo Escolar atualizados e com as devidas retificações em dia.
Saiba mais sobre o Saeb