Notícias
REVALIDA
Prazo de envio de documentação comprobatória da formação médica começa hoje (14)
Começa nesta segunda-feira (14) o prazo para o participante da 1ª Etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) 2026/2 enviar a documentação comprobatória de conclusão de curso de graduação em Medicina. O envio de diploma, certificado ou declaração deve ser realizado até 19 de setembro, por meio da Página do Participante, no Sistema Revalida, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Aqueles que não enviarem a documentação exigida, conforme as regras previstas em edital, não poderão realizar a inscrição na 2ª etapa do exame, mesmo que tenham atingido a nota de corte na prova teórica. A 2ª etapa consiste na prova de habilidades clínicas.
A 1ª etapa do Revalida 2026/2 trouxe uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C e D) e apenas uma resposta correta. A prova avalia o raciocínio clínico e a tomada de decisão médica.
Será considerado aprovado na 1ª Etapa o participante que obtiver 60 ou mais pontos com base nas questões válidas e que tiver a documentação comprobatória de conclusão de curso de graduação em Medicina (diploma, certificado ou declaração) aprovada.
O participante que não enviar qualquer documentação será automaticamente considerado reprovado por documentação, não sendo permitida complementação ou envio posterior dos documentos no prazo destinado à interposição de recurso.
Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade e, de maneira interdisciplinar, as áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental.
O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep