Notícias
Prova Nacional Docente
Webinário sobre PND foi remarcado para esta sexta (21)
O webinário “Prova Nacional Docente: orientações para adesão das redes e seleção de professores em 2025”, previsto para ser realizado hoje, dia 20 de março, foi remarcado para esta sexta-feira, 21 de março. O horário permanece o mesmo: às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e pela plataforma Conviva Educação.
O encontro virtual explicará aos dirigentes municipais de Educação como aderir à Prova Nacional Docente (PND) e utilizar o exame para a seleção de professores em cada rede. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) lançará o Guia de Orientações para apoiar os entes federativos no processo e na prova, que ocorrerá no segundo semestre de 2025.
Participarão do debate o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios. A mediação será feita pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e dirigente municipal de Educação de Ibaretama (CE), Alessio Costa Lima.
PND – O exame unificado visa apoiar os entes nos processos de seleção de professores nas redes públicas de ensino. Ele é um dos eixos do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de estado da Educação, Camilo Santana. O período de adesão das redes começou no dia 12 de fevereiro, pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). O prazo se encerra no dia 17 de abril.
Confira o cronograma da PND:
- Período de adesão no Simec: 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025.
- Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos: 1º de março a 25 de junho de 2025.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa objetiva fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além da PND: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do Inep, com informações do MEC e da Undime