Planejamento Estratégico Institucional

Nesta seção é divulgado o planejamento estratégico institucional do Inep.
Publicado em 28/09/2020 17h10 Atualizado em 05/10/2020 10h40

O Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o ciclo de planejamento 2020-2023 foi realizado de forma integrada pelo Inep, com a participação de gestores e servidores de todas as áreas da autarquia. Os debates entre as áreas orientaram a construção ou a adequação da estratégia de atuação, promovendo, inicialmente, discussões sobre a situação atual do Inep e mudanças ocorridas no ambiente interno e externo, a fim de diagnosticar desafios e oportunidades de melhoria dos resultados institucionais. 

As etapas de elaboração seguiram a metodologia do Balanced Scorecard (BSC) e sua aplicação nas organizações públicas. Foram levados em consideração os instrumentos legais de criação e atuação do órgão, o Planejamento Estratégico Institucional do MEC, o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes). 

O PEI apresenta os conteúdos relacionados à cadeia de valor, aos referenciais estratégicos (missão, visão e valores), ao mapa estratégico, ao conjunto de objetivos estratégicos, ao painel de indicadores e às metas estabelecidas para o monitoramento e a avaliação, além do portfólio dos projetos estratégicos. 

Planejamento Estratégico Institucional (PEI) | 2020-2023

Mapa estratégico

O mapa estratégico apresenta, de forma sintética e gráfica, a missão, os valores, a visão e os objetivos estratégicos do instituto para os próximos anos.  

Mapa Estratégico