Notícias
PROVA NACIONAL DOCENTE
PND: Questão discursiva aborda idadismo como desafio social e educacional
A questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND), aplicada neste domingo, 26 de outubro, abordou o idadismo como desafio social e educacional no Brasil. O enunciado destaca a importância de combater estereótipos e práticas discriminatórias baseadas na idade e de promover a integração entre diferentes gerações no ambiente escolar.
O assunto foi elucidado por textos motivadores que trataram do conceito de idadismo. Também incluiu o Art. 22 do Estatuto do Idoso, que propõe a inserção de conteúdos sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa nos currículos escolares, bem como um texto de Paulo Freire que reflete sobre a juventude e a velhice como atitudes diante da vida e da aprendizagem.
Além da questão discursiva, os participantes também respondem a questões objetivas de Formação Geral Docente e do Componente Específico. O término está marcado para as 19h (horário de Brasília).
PND – A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Diretrizes – A Portaria n.º 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da PND. A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição em 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente.
Confira a lista de municípios que aderiram a PND
Acesse o Sistema PND
Acesse o edital
Saiba mais sobre a prova