Notícias
INSTITUCIONAL
Inep inaugura exposição virtual sobre o MOBRAL
Nesta sexta-feira, 14 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Alfabetização. Para comemorar a data, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lança a exposição virtual “Acervo e Memórias: História do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL)”.
A coletânea está hospedada no Arquivo Histórico do Inep por meio do Sistema AToM. Trata-se do espaço arquivístico da Autarquia, onde pesquisadores acessam o acervo documental reunido, restaurado e digitalizado pela Instituição.
No espaço é possível consultar 53 séries documentais relacionadas ao sistema de educação brasileiro, incluindo o acervo específico do MOBRAL. O programa de alfabetização foi criado em 1967 e finalizado em 1985.
A documentação acumulada pelo Mobral começou a receber tratamento arquivístico no ano passado, e a exposição é o primeiro produto desse trabalho. No acervo, estão presentes documentos que revelam a proposta do movimento, desde sua criação e planejamento à gestão cotidiana. Reúne também as cartilhas, fotografias, vídeos e áudios que ilustram sua operação.
Ao navegar pela exposição virtual, o visitante terá acesso a documentos vinculados a uma política pública de nosso passado recente e a testemunhos dos persistentes desafios enfrentados pelo Brasil na busca por uma educação universal. A exposição visa fomentar a reflexão, bem como indicar caminhos e temáticas aos pesquisadores interessados na história da educação brasileira.
Dia da Alfabetização – A data foi criada em 1966, em homenagem ao dia em que o MEC foi fundado, no ano de 1930. A alfabetização é uma das etapas cruciais para o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa, dando-lhe meios para garantir seu desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional e permitindo que o ser humano possa desfrutar plenamente de sua cidadania.
Saiba mais:
Exposição virtual: Acervo e Memórias: História do Movimento Brasileiro de Alfabetização