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Encontro nacional discute avaliação da alfabetização
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sediou, nos dias 24 e 25 de setembro, o Encontro Nacional de Avaliação da Alfabetização. Promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Inep, o evento reuniu articuladores regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e responsáveis pelas avaliações das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
O evento teve como objetivo discutir a avaliação nacional e as avaliações estaduais da alfabetização. Durante a abertura, Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, destacou que o envolvimento das secretarias estaduais de Educação é fundamental. “Isso fortalece o caráter federativo do programa e dá maior consistência às estratégias de alfabetização”, afirmou.
Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, todas as inovações recentes contribuem para consolidar o compromisso nacional com a alfabetização. “Estamos vivendo um momento extremamente rico, com expectativa de aprovação do Sistema Nacional de Educação. No campo específico da avaliação, temos uma normativa de apoio a construção de propostas colaborativas, entre os sistemas estaduais e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), projetando uma estrutura mais integrada e de responsabilidade compartilhada entre os estados.”
A diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep (Daeb) do Inep, Hilda Linhares, ressaltou a importância pedagógica do encontro e a contribuição das avaliações para o avanço da alfabetização. “Nossa expectativa é abordar a avaliação da alfabetização no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, entendendo o que é necessário para alcançar a meta de 80% das crianças alfabetizadas.”
Henrique Pimentel, secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), destacou a relevância do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para as redes municipais de ensino. “A priorização da alfabetização trouxe protagonismo às redes municipais. Temos diversas redes já fazendo um trabalho excelente, mas o desafio continua sendo grande. É fundamental aprendermos entre nós, municípios, e reconhecermos o quanto é desafiador ser gestor de redes de grande porte”, afirmou.
O presidente da Undime Ceará e dirigente municipal de educação de Jucás (CE), Marques Aurélio, parabenizou o trabalho realizado pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, destacando que “a iniciativa tem promovido uma política de equidade e de redução das desigualdades socioeconômicas e étnico-raciais.”
Programação – No primeiro dia, o encontro contou com mesas de debate sobre as avaliações no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além do compartilhamento de experiências e boas práticas nos territórios de São Paulo (SP) e do Distrito Federal (DF), com a participação de articuladores estaduais e distritais e representantes da Secretaria de Educação do DF.
Também foram discutidas as habilidades das matrizes de língua portuguesa e matemática no âmbito do Saeb, com contribuições do Inep e da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte. Em seguida, a última mesa temática abordou o Indicador Criança Alfabetizada, detalhando o cálculo das metas divulgadas pelo Inep nos âmbitos nacional e estadual.
Na quinta-feira, a programação incluiu um minicurso sobre o Indicador Criança Alfabetizada, abordando a avaliação da alfabetização pelos sistemas estaduais em articulação com o Saeb.
Assessoria de Comunicação Social do Inep