Notícias
INSTITUCIONAL
Enamed e Revalida: abertos os portões para a realização dos dois exames que avaliam formação médica
Os portões para acesso aos locais de prova dos dois exames do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que avaliam a formação médica foram abertos neste domingo (19), às 12h (horário de Brasília). São eles o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e a 1ª etapa da Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/2.
O Enamed reúne concluintes de graduação em medicina. É voltado também a médicos formados, que podem utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). Já o Revalida serve para subsidiar o processo de revalidação, no Brasil, de diplomas de quem estudou medicina no exterior.
Os locais de prova podem ser acessados até as 13h, horário que os portões serão fechados. O início da aplicação está marcado para as 13h30. A partir das 15h30, os participantes podem deixar o ambiente, mas só poderão sair com o caderno de questões às 18h00, meia hora antes do fim do horário de aplicação. A duração total dos exames é de cinco horas.
Enamed – O exame contará com uma prova teórica composta por 100 questões de múltipla escolha. O resultado individual do participante poderá ser utilizado como etapa de seleção para o ingresso em programas de residência médica de acesso direto, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
A avaliação segue os critérios estabelecidos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo voltada especificamente ao curso de medicina.
Revalida – A 1ª etapa do Revalida 2025/2 será composta exclusivamente por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha. Nesta edição, não haverá a tradicional divisão em P1 (prova objetiva) e P2 (prova discursiva).
As questões serão elaboradas a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior e terão como referência a Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica, publicada pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU). Cada item contará com quatro alternativas e apenas uma resposta correta.
Acesse o Sistema Enamed
Acesse o Sistema Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep