Notícias
ENCCEJA
Portões abertos para 2º turno de provas do Encceja 2025
Os portões dos locais de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 foram abertos às 14h30 deste domingo, 3 de agosto, para o segundo turno de provas. Das 15h15 em diante, não será permitida a entrada.
A partir das 15h30, os participantes que buscam a certificação para o ensino fundamental serão avaliados em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, bem como em história e geografia. No caso de quem busca o certificado do ensino médio, serão verificados os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, bem como em ciências humanas e suas tecnologias. O exame segue o horário de Brasília.
Confira os principais horários* da tarde:
- Abertura dos portões: 14h30
- Fechamento dos portões: 15h15
- Início das provas: 15h30
- Término das provas: 20h30
* O exame segue o horário de Brasília.
Encceja – O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja serve, ainda, de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Acesse o edital do Encceja 2025
Acesse o Sistema Encceja
Saiba mais sobre o exame
Assessoria de Comunicação Social do Inep