Notícias
ENCCEJA
Encceja 2026: Encerrada aplicação do primeiro turno
A aplicação regular do primeiro turno do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026 terminou às 13h deste domingo, 23 de agosto. Os portões de acesso aos locais de prova para o segundo turno do exame serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. As provas da tarde serão aplicadas das 15h30 às 20h30. A prova segue o horário de Brasília.
No período da tarde, os participantes que buscam a certificação do ensino fundamental farão as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Para a certificação do ensino médio, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. A participação é voluntária e gratuita. As provas avaliam competências, habilidades e saberes desenvolvidos no processo escolar ou extraescolar.
Os resultados do exame podem ser utilizados pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais que aderem ao Encceja como referência nos processos de certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio, conforme os critérios estabelecidos por cada instituição certificadora.
O exame também produz informações que podem ser utilizadas em estudos e análises sobre a educação de jovens e adultos, com base nos dados obtidos em sua aplicação.
Confira o edital do exame
Acesse o Sistema Encceja
Saiba mais sobre o Encceja