Notícias
ENAMED
Inep divulga notas técnicas sobre o Enamed 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 31 de dezembro, três notas técnicas que detalham os procedimentos adotados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
Os documentos tratam da definição do padrão de proficiência do exame, da estimativa do desempenho esperado dos participantes e da metodologia utilizada para o cálculo das notas individuais. As metodologias adotadas também viabilizarão a comparabilidade de resultados entre as edições do exame.
A Nota Técnica nº 19/2025 apresenta os procedimentos que fundamentaram o cálculo do desempenho individual dos participantes. O documento explica a operacionalização do Método de Angoff Modificado, em combinação com a TRI, para definir a nota de corte que determina o nível de proficiência do Enamed 2025, além de apresentar a definição pedagógica desse nível.
Já a Nota Técnica 1PL/2025 explica a adoção do Modelo de Rasch da TRI, usado no exame, pelo qual o acerto das questões depende da relação entre a proficiência do participante e a dificuldade dos itens. Esse modelo permite uma comparação padronizada e consistente do desempenho dos participantes.
Por fim, a Nota Técnica nº 42/2025 detalha a metodologia de cálculo das notas finais dos participantes do Enamed 2025. Para isso, são descritos os procedimentos adotados para a estimação e a calibração dos parâmetros dos itens, com os aspectos computacionais empregados, as fórmulas e os requisitos utilizados em cada etapa do cálculo.
Assessoria de Comunicação Social do Inep