Notícias
ENADE
Inep realiza oficina de elaboração de itens para exame
Nos dias 15 e 16 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu, em Brasília (DF), uma oficina voltada à elaboração de itens para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas) e para a Prova Nacional Docente (PND). Ao todo, 250 professores de instituições de ensino superior do país participaram do encontro.
No primeiro dia de evento, os docentes participaram de uma formação teórica com foco nos principais aspectos que envolvem a elaboração das avaliações. Foram abordados temas como o novo formato do Enade voltado às licenciaturas, os fundamentos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o desenvolvimento de provas adaptadas para garantir acessibilidade e as diretrizes para a construção de questões de múltipla escolha com qualidade técnica e pedagógica.
“Precisamos elaborar muitos itens e eles precisam representar o melhor que conseguimos produzir enquanto docentes e especialistas. Além disso, já temos cerca de 700 municípios brasileiros que aderiram à Prova Nacional Docente, o que mostra o alcance e a importância desse trabalho”, destacou o diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Ulysses Teixeira.
Já no segundo dia, os docentes foram divididos em grupos para atividades práticas de elaboração de itens, que ocorreram no Ambiente Físico Integrado de Segurança (Afis) do Inep.
Enade das Licenciaturas – A edição de 2025 do Enade será a maior em número de participantes. A partir deste ano, o ciclo obedecerá às áreas gerais da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil).
Serão avaliados os seguintes cursos de licenciatura: artes visuais; ciências biológicas; computação; ciências sociais; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras inglês; letras português; letras português/espanhol; letras português/inglês; matemática; música; pedagogia e química.
Prova Nacional Docente – A aplicação da PND ocorrerá no segundo semestre de 2025. Na primeira edição, serão avaliadas 17 áreas do conhecimento e o certame utilizará a matriz de referência e os instrumentos de avaliação teórica do Enade das Licenciaturas. A PND surge como uma alternativa de selecionar professores, por meio de um instrumento que avaliará competências e habilidades gerais e específicas, necessárias à docência.
- O período de adesão ao exame, por parte dos estados e municípios interessados, foi prorrogado para 15 de junho.
No caso de estudantes concluintes de cursos de licenciatura e participantes do Enade, a PND será a avaliação teórica do exame.
Assessoria de Comunicação Social do Inep