Notícias
CELPE-BRAS
Inep publica resultado preliminar da seleção e cadastramento de colaboradores do Celpe-Bras
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira (5), o resultado preliminar com a classificação da chamada pública para a seleção e cadastramento de colaboradores da Comissão Técnico-Científica (CTC) do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
O intuito do procedimento é viabilizar a convocação de professores e pesquisadores brasileiros interessados em compor a Comissão Técnico-Científica do exame. A classificação relaciona os 59 especialistas aptos e suas respectivas pontuações, conforme as regras previstas no Edital n.º 175/2025.
O prazo para interposição de recursos sobre o resultado vai até as 23h59 deste domingo (7), por meio do e-mail celpebras@inep.gov.br. As solicitações serão avaliadas e consideradas pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep.
Chamada pública – Entre os requisitos para convocação, os colaboradores da Comissão devem pertencer ao quadro de professores vinculados ao Ministério da Educação (MEC). A graduação tem de ser em letras ou em áreas correlatas, com experiência ou pós-graduação comprovada na área de português como língua estrangeira (PLE).
O rito exige também que o candidato tenha experiência acadêmica, profissional e/ou científica (publicações) vinculada à língua portuguesa para estrangeiros, além de residir no Brasil.
Celpe-Bras – Trata-se do único exame brasileiro oficial de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros, reconhecido nacional e internacionalmente. A iniciativa desempenha papel estratégico na difusão da língua portuguesa brasileira, bem como na internacionalização da educação e valorização das políticas linguísticas do país.
As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O exame, destinado a estrangeiros, é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, para fins de ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
Os participantes selecionados atuarão junto à Daeb/Inep, de forma consultiva. A medida visa contribuir para o aprimoramento técnico e pedagógico das ações relacionadas ao exame.
As chamadas públicas fazem parte do processo contínuo de aperfeiçoamento e fortalecimento da governança das avaliações educacionais sob responsabilidade do Inep, ampliando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento e aprimoramento dos instrumentos avaliativos do Exame.
Confira o edital
Confira a retificação do edital
Resultado
Saiba mais sobre o Celpe-Bras
Assessoria de Comunicação Social do Inep