Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre
      • Base Legal
      • Missão, visão e valores
      • Competências
      • História
      • Estrutura
      • Quem é quem
      • Ex-presidentes
      • Fale Conosco
      • Pesquisa Pública
      • Corregedoria
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Audiências e consultas públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Outras ações
      • Chamamentos públicos
      • Ouvidoria
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Auditorias
      • Plano Anual de Auditoria Interna (Paint)
      • Relatório de Atividades de Auditoria Interna (Raint)
      • Relatório de Avaliação e de Consultoria
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Relatório de Gestão e Parecer de Contas Anual
      • Monitoramento das Recomendações
    • Convênios e Transferências
      • Convênios
      • Transferências
      • Acordos de Cooperação Técnica
      • Protocolo de Intenções
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Planos de Contratações Anual (PCA)
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Concursados
      • Consultores
      • Programa de Gestão e Desempenho
      • Seleções
      • Terceirizados
      • Perfil Profissional
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Avaliação in loco
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
      • Cine Brasil
      • Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS)
      • Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)
      • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
      • Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida)
      • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
      • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
      • Monitoramento do PNE
      • Prova Nacional Docente
      • Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA)
      • Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
      • Sistema Educacional Brasileiro (SEB)
      • Tratamento de Dados Pessoais
      • Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS)
      • Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
    • Dados Abertos
      • Indicadores Educacionais
      • Inep Data
      • Microdados
      • Plano de Dados Abertos
      • Serviço de Acesso a Dados Protegidos
      • Sinopses Estatísticas
      • Listagem de pagamentos por ordem cronológica
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Agenda de Autoridades
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Sobre
      • Aviso de privacidade
      • Dados do encarregado
      • Previsão legal
      • Finalidade
      • Implementação da LGPD
  • Áreas de Atuação
    • Avaliações e Exames Educacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Arcu-Sul
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Encceja
      • Enade
      • Enade Bacharelado e Superiores de Tecnologia
      • Enade das licenciaturas
      • Enamed
      • Enem
      • Erce
      • PIRLS
      • Pisa
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Riaces
      • Saeb
      • ICCS
      • TIMSS
    • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
      • Disseminação de Informações
      • Estudos Educacionais
      • Linha Editorial
    • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnologica
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cine Brasil
      • Estatísticas Educacionais Internacionais
      • Fundeb
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Talis
      • Indicadores Educacionais
  • Assuntos
    • Ações Internacionais
      • Sobre
      • Plano de Cooperação Técnica Internacional
      • Organismos Internacionais
      • Cooperação Técnica Bilateral
    • Eventos
      • Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica 2023
      • Webinar de Entrega de Resultados da Análise Curricular do Erce 2019
    • Gestão e Governança
      • Planejamento Estratégico Institucional
      • Programa de Integridade
      • Governança de TI
    • Prêmios
      • Prêmio Calouro Destaque
    • Sistemas e Plataformas
      • Censup
      • Educacenso
      • e-MEC
      • Extrato IRPF
      • Página do Participante Enem
      • Pergamum
      • Plataforma AtoM
      • Plataforma Em Aberto
      • Plataforma Enem em Libras
      • Plataforma Moodle
      • Plataforma Rbep
      • Sistema BNI
      • Sistema Celpe-Bras
      • Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
      • Sistema Enade
      • Sistema Encceja Exterior
      • Sistema Encceja Nacional
      • Sistemas Especiais PPL
      • Sistema Ideb
      • Sistema Revalida
      • Sistema RNPA
      • Sistema Saeb
      • Solicito
      • Webmail
    • Iniciativas Descontinuadas
      • Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem)
      • Exame Nacional de Cursos (Provão)
      • SEB
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • Serviço de Acesso a Dados Protegidos - Sedap
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
  • Centrais de Conteúdo
    • Acervo Linha Editorial
      • Cadernos de Estudos
      • Em Aberto
      • Estado do Conhecimento
      • PNE em Movimento
      • Publicações Institucionais
      • Publicações Diversas
      • RBEP
      • Relatos de Pesquisa
      • Textos para Discussão
    • Apresentações
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
    • Campanhas Inep
    • Dados Abertos
    • Identidade Visual
      • Sobre
      • Institucional
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
    • Infográficos
    • Legislação
      • Anuário da Educação Profissional e Tecnológica.
      • Arcu-Sul
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cibec
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Gestão e Governança
      • Ideb
      • Indicadores Educacionais Internacionais
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Revisão de Atos Normativos
      • Saeb
      • SEB
    • Notícias
      • Ações Internacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Disseminação de Informações
      • Cine Brasil
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Institucional
      • Linha Editorial
      • Outros
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Saeb
      • Seb
    • Press Kits
    • Relatórios
      • Relatórios de Atividades e Gestão
      • Relatórios de Ouvidoria
    • Vídeos
  • Composição
    • Presidência
      • Autoridades
      • Competências
    • Gabinete
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Governança e Gestão Estratégica
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Comunicação Social
      • Autoridades
      • Competências
    • Ouvidoria
      • Autoridades
      • Competências
    • Conselho Consultivo
      • Sobre
      • Estrutura
      • Composição
      • Legislação
      • Cronograma
      • Pautas de reuniões
      • Atas de reuniões
    • Auditoria Interna
      • Autoridades
      • Competências
    • Procuradoria Federal
      • Autoridades
      • Competências
    • Corregedoria
      • Autoridades
      • Competências
      • Informações
    • Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Governança
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Sistemas e Dados Educacionais
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica e Segurança Cibernética
    • Diretoria de Gestão e Planejamento
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas
      • Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade
      • Coordenação-Geral de Recursos Logísticos
      • Coordenação-Geral de Contratos para Aplicação
      • Coordenação-Geral de Monitoramento e Integração Logística
      • Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação
      • Coordenação-Geral de Licitações e Contratos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Básica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Exames e Instrumentos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Superior
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação in loco
      • Coordenação-Geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Elaboração de Exames da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Avaliação das Licenciaturas
      • Coordenação-Geral de Avaliação da Formação Médica
    • Diretoria de Estatísticas Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica
      • Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação
    • Diretoria de Estudos Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Editoração e Publicações
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Informações
      • Coordenação-Geral de Estudos Educacionais
    • Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação Institucional da EPT
      • Coordenação-Geral de Exames e Certificações da EPT
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Indicadores da EPT
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Notícias Ações Internacionais Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem revela impacto do bullying nas escolas
Info

Notícias

Ações internacionais

Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem revela impacto do bullying nas escolas

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 19/06/2019 12h08 Atualizado em 30/06/2025 12h33
6695621

Os resultados brasileiros da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta quarta-feira, 19 de junho. Paralelamente, os dados globais da pesquisa, internacionalmente conhecida como Teaching and Learning International Survey, foram apresentados em Paris, na França, por representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Talis coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o âmbito da aprendizagem e as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas de diversos países. Em 2018, foram 48 participantes. A percepção dos professores e diretores é coletada por meio de questionários, que pela primeira vez tiveram aplicação on-line. No Brasil, a aplicação é responsabilidade do Inep, que aproveitou sua articulação com secretarias de estado de educação, em função do Censo Escolar, para a aplicação.

Na pesquisa, diretores de escolas brasileiras apontam que 28% das instituições que ofertam os anos finais do ensino fundamental identificam, semanalmente, situações de intimidação ou bullying entre os estudantes. Na realidade brasileira, também chama atenção uma diminuição do tempo que os docentes dedicam às atividades de ensino. De 2018 para 2013, caiu o tempo dedicado ao planejamento e à preparação para as aulas. No Brasil, Croácia, Estônia, Geórgia, Coreia, Portugal, Romênia e Cingapura, os professores gastam uma hora a menos que a média dos países participantes.

Essa é a terceira edição da pesquisa Talis, que acontece a cada cinco anos e, nesta rodada, englobou 48 países. Nesse levantamento, professores e diretores mostraram sua percepção sobre temas como liderança escolar, desenvolvimento profissional e satisfação com o trabalho, ensino em ambientes com diversidade e segurança. No conjunto de países da Talis 2018, 3% das escolas enfrentam problemas de intimidação ou ofensa verbal a professores ou funcionários ao menos uma vez por semana. No Brasil e na Bélgica, o problema ocorre semanalmente em mais de 10% de escolas.

Participaram 2.447 professores e diretores de 185 escolas dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e 2.883 de 186 escolas do ensino médio, das redes pública e privada. A divulgação dos resultados será feita em duas etapas. O primeiro volume do relatório tem como tema Professores e Diretores Escolares como Aprendizes ao Longo da Vida, com foco no conhecimento e nas habilidades envolvidas no trabalho. Em março de 2020, a OCDE e o Inep divulgarão o segundo volume.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, destaca a importância de o Inep estar ao lado da OCDE também na realização da Talis, assim como no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “Ao abordar questões sobre a vida profissional do professor no ambiente escolar, desde como interagem com colegas até suas práticas de ensino, podemos ajudar o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de ensino a abordarem a realidade do ensino e aprendizagem de forma mais assertiva”, explicou.

Em 2018, diferentemente das edições de 2008 e 2013, a Talis examinou o nível de profissionalismo no ensino e a atratividade da carreira docente, analisando cinco pilares. “Fomos saber as percepções dos professores e diretores sobre o conhecimento e as habilidades necessárias para ensinar; o prestígio percebido da profissão; as oportunidades da carreira; a cultura colaborativa entre docentes; e o nível de responsabilidade profissional e autonomia dos professores e diretores escolares”, explica Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep.

Percepção sobre a educação – 97% dos professores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental afirmaram que estão preparados para lecionar o conteúdo de algumas ou de todas as disciplinas incluídas em sua formação inicial ou complementar.  O percentual brasileiro supera consideravelmente a média Talis 2018, de 86%. A percepção no ensino médio é semelhante.

A Talis 2018 também perguntou aos professores para quais áreas dariam prioridade caso o investimento em educação fosse aumentado em 5%.  Destacaram-se entre os professores brasileiros dos anos finais de ensino fundamental: desenvolvimento profissional de alta qualidade para os professores (95%), aumento salarial (93%) e apoio aos alunos com necessidades especiais (88%). Esse resultado brasileiro está bem acima da média dos países participantes da Talis 2018, com 58%, 69% e 49%, respectivamente, em relação aos mesmos quesitos. Comportamento semelhante foi identificado entre professores do ensino médio.

Valorização da profissão docente – Em geral, os participantes da pesquisa têm satisfação em exercer a profissão. Entre os professores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental, cerca de 65% concordam que as vantagens de ser professor superam as desvantagens. Essa percepção está abaixo da média Talis 2018 (75%) e da média América Latina (74%). Professores das escolas públicas concordam menos com essa afirmação (63%) que os das escolas privadas (72%). Entretanto, pouco mais de 10% dos professores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental acreditam que a profissão docente é valorizada pela sociedade.

Recursos – Perguntados sobre recursos ligados ao ambiente escolar e o quanto sua escassez prejudica a oferta do ensino de qualidade, os diretores brasileiros das escolas de anos finais do ensino fundamental destacaram maior dificuldade quando falta acesso suficiente à internet (64%) e quando não contam com um quantitativo de professores com competência para ensinar a alunos com necessidades especiais (60%). Essas percepções estão bem acima das médias da América Latina (51% e 41%, respectivamente) e da Talis 2018 (23% e 31%, respectivamente).

Perfil etário – A Talis 2018 mostra o envelhecimento da população de professores em alguns sistemas de ensino. A proporção de docentes com 50 anos ou mais aumentou cinco pontos percentuais no Brasil, Estônia, Geórgia, Islândia, Coreia, Letônia, Portugal e Xangai (China) desde 2013. Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, a idade dos professores brasileiros fica ligeiramente abaixo (42 anos) da média global dos países participantes da Talis 2018 (43 anos para o ensino fundamental e 44 anos para o ensino médio). Os diretores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental estão entre os mais jovens, considerando os países participantes. A média de idade é de 46 anos, superada apenas pela Turquia e pela Arábia Saudita (43 anos). A média global dos países é de 51 anos.

Mulheres docentes e diretoras – Em todos os países participantes da Talis 2018, as mulheres docentes são maioria, com exceção do Japão (42%). No Brasil, o percentual de mulheres nos anos finais do ensino fundamental é de 69%; e, no ensino médio, de 58%. Nas escolas brasileiras dos anos finais do ensino fundamental, destaca-se o percentual de mulheres no cargo de diretor (76%), bem acima da média Talis 2018, de 49%. Essa proporção é uma das maiores entre os países participantes da pesquisa, ficando abaixo somente da Letônia (84%). No ensino médio brasileiro, 68% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres.

Diversidade – Mais de 40% dos professores no Brasil, Chile, Colômbia, França, México, Portugal, África do Sul e Estados Unidos trabalham em escolas com mais de 30% de alunos desfavorecidos socioeconomicamente, de acordo com a percepção dos diretores. Esse padrão pode sinalizar, igualmente, altos níveis de pobreza/desigualdade nesses países e/ou altos graus de segregação social em seus sistemas educacionais. Quanto à diversidade em termos de necessidades educacionais, a proporção de professores trabalhando nas escolas com mais de 10% de alunos com necessidades especiais aumentou em seis países desde 2013: Brasil, Chile, República Tcheca, Itália, Portugal e Cingapura.

Confira os principais produtos de divulgação da Talis 2018

Assessoria de Comunicação Social

Tags: Ações internacionais
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre
      • Base Legal
      • Missão, visão e valores
      • Competências
      • História
      • Estrutura
      • Quem é quem
      • Ex-presidentes
      • Fale Conosco
      • Pesquisa Pública
      • Corregedoria
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Audiências e consultas públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Outras ações
      • Chamamentos públicos
      • Ouvidoria
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Auditorias
      • Plano Anual de Auditoria Interna (Paint)
      • Relatório de Atividades de Auditoria Interna (Raint)
      • Relatório de Avaliação e de Consultoria
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Relatório de Gestão e Parecer de Contas Anual
      • Monitoramento das Recomendações
    • Convênios e Transferências
      • Convênios
      • Transferências
      • Acordos de Cooperação Técnica
      • Protocolo de Intenções
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Planos de Contratações Anual (PCA)
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Concursados
      • Consultores
      • Programa de Gestão e Desempenho
      • Seleções
      • Terceirizados
      • Perfil Profissional
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Avaliação in loco
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
      • Cine Brasil
      • Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS)
      • Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)
      • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
      • Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida)
      • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
      • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
      • Monitoramento do PNE
      • Prova Nacional Docente
      • Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA)
      • Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
      • Sistema Educacional Brasileiro (SEB)
      • Tratamento de Dados Pessoais
      • Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS)
      • Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
    • Dados Abertos
      • Indicadores Educacionais
      • Inep Data
      • Microdados
      • Plano de Dados Abertos
      • Serviço de Acesso a Dados Protegidos
      • Sinopses Estatísticas
      • Listagem de pagamentos por ordem cronológica
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Agenda de Autoridades
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Sobre
      • Aviso de privacidade
      • Dados do encarregado
      • Previsão legal
      • Finalidade
      • Implementação da LGPD
  • Áreas de Atuação
    • Avaliações e Exames Educacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Arcu-Sul
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Encceja
      • Enade
      • Enade Bacharelado e Superiores de Tecnologia
      • Enade das licenciaturas
      • Enamed
      • Enem
      • Erce
      • PIRLS
      • Pisa
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Riaces
      • Saeb
      • ICCS
      • TIMSS
    • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
      • Disseminação de Informações
      • Estudos Educacionais
      • Linha Editorial
    • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnologica
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cine Brasil
      • Estatísticas Educacionais Internacionais
      • Fundeb
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Talis
      • Indicadores Educacionais
  • Assuntos
    • Ações Internacionais
      • Sobre
      • Plano de Cooperação Técnica Internacional
      • Organismos Internacionais
      • Cooperação Técnica Bilateral
    • Eventos
      • Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica 2023
      • Webinar de Entrega de Resultados da Análise Curricular do Erce 2019
    • Gestão e Governança
      • Planejamento Estratégico Institucional
      • Programa de Integridade
      • Governança de TI
    • Prêmios
      • Prêmio Calouro Destaque
    • Sistemas e Plataformas
      • Censup
      • Educacenso
      • e-MEC
      • Extrato IRPF
      • Página do Participante Enem
      • Pergamum
      • Plataforma AtoM
      • Plataforma Em Aberto
      • Plataforma Enem em Libras
      • Plataforma Moodle
      • Plataforma Rbep
      • Sistema BNI
      • Sistema Celpe-Bras
      • Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
      • Sistema Enade
      • Sistema Encceja Exterior
      • Sistema Encceja Nacional
      • Sistemas Especiais PPL
      • Sistema Ideb
      • Sistema Revalida
      • Sistema RNPA
      • Sistema Saeb
      • Solicito
      • Webmail
    • Iniciativas Descontinuadas
      • Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem)
      • Exame Nacional de Cursos (Provão)
      • SEB
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • Serviço de Acesso a Dados Protegidos - Sedap
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
  • Centrais de Conteúdo
    • Acervo Linha Editorial
      • Cadernos de Estudos
      • Em Aberto
      • Estado do Conhecimento
      • PNE em Movimento
      • Publicações Institucionais
      • Publicações Diversas
      • RBEP
      • Relatos de Pesquisa
      • Textos para Discussão
    • Apresentações
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
    • Campanhas Inep
    • Dados Abertos
    • Identidade Visual
      • Sobre
      • Institucional
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
    • Infográficos
    • Legislação
      • Anuário da Educação Profissional e Tecnológica.
      • Arcu-Sul
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cibec
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Gestão e Governança
      • Ideb
      • Indicadores Educacionais Internacionais
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Revisão de Atos Normativos
      • Saeb
      • SEB
    • Notícias
      • Ações Internacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Disseminação de Informações
      • Cine Brasil
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Institucional
      • Linha Editorial
      • Outros
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Saeb
      • Seb
    • Press Kits
    • Relatórios
      • Relatórios de Atividades e Gestão
      • Relatórios de Ouvidoria
    • Vídeos
  • Composição
    • Presidência
      • Autoridades
      • Competências
    • Gabinete
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Governança e Gestão Estratégica
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Comunicação Social
      • Autoridades
      • Competências
    • Ouvidoria
      • Autoridades
      • Competências
    • Conselho Consultivo
      • Sobre
      • Estrutura
      • Composição
      • Legislação
      • Cronograma
      • Pautas de reuniões
      • Atas de reuniões
    • Auditoria Interna
      • Autoridades
      • Competências
    • Procuradoria Federal
      • Autoridades
      • Competências
    • Corregedoria
      • Autoridades
      • Competências
      • Informações
    • Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Governança
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Sistemas e Dados Educacionais
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica e Segurança Cibernética
    • Diretoria de Gestão e Planejamento
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas
      • Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade
      • Coordenação-Geral de Recursos Logísticos
      • Coordenação-Geral de Contratos para Aplicação
      • Coordenação-Geral de Monitoramento e Integração Logística
      • Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação
      • Coordenação-Geral de Licitações e Contratos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Básica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Exames e Instrumentos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Superior
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação in loco
      • Coordenação-Geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Elaboração de Exames da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Avaliação das Licenciaturas
      • Coordenação-Geral de Avaliação da Formação Médica
    • Diretoria de Estatísticas Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica
      • Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação
    • Diretoria de Estudos Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Editoração e Publicações
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Informações
      • Coordenação-Geral de Estudos Educacionais
    • Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação Institucional da EPT
      • Coordenação-Geral de Exames e Certificações da EPT
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Indicadores da EPT
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca