Notícias
Gestão e Governança
Manual de Gestão de Riscos Audin/Inep
Este documento apresenta os fundamentos, a estrutura e a Metodologia de Gestão de Riscos da Unidade de Auditoria Interna do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Audin/Inep).
A gestão de riscos da Audin tem como propósito geral subsidiar a tomada de decisão, contribuindo para o alcance da sua missão institucional, que guarda estreita relação com o objetivo presente no Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2020-2023 do Inep:
Fortalecer os mecanismos de governança, integridade e gestão estratégica: Promover a eficiência operacional por meio da execução de mecanismos de governança, da integridade e da gestão estratégica, com vistas à correção de eventuais desvios por meio da identificação e gerenciamento dos riscos inerentes a esses processos. (Brasil. Inep, 2022).
Dessa maneira, destaque-se que os principais objetivos da gestão de riscos da Audin são:
- Aumentar a probabilidade de atingimento dos objetivos;
- Atentar para a necessidade de se gerenciar riscos em todo o Inep;
- Melhorar a governança;
- Fornecer informações relevantes para a tomada de decisão e o planejamento;
- Melhorar os controles internos da unidade;
- Melhorar a eficácia e eficiência operacional.
Conceitualmente, segundo a ABNT (2018), o risco é o efeito da incerteza nos objetivos, e, de acordo com a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1/2016, risco é a possibilidade de ocorrência de um evento que venha a ter impacto no cumprimento dos objetivos, sendo medido em termos de impacto e probabilidade. A gestão de riscos, por sua vez, segundo a ABNT (2018) é definida como atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos. Gerenciar riscos é um processo contínuo, realizado para identificar e tratar eventos em potencial, cuja ocorrência poderá afetar positiva ou negativamente o alcance dos objetivos institucionais.
Portanto, este documento estrutura a gestão de riscos dos processos de trabalho da Audin, em especial aqueles relacionados à sua atividade-fim, serviços de auditoria. O documento também é um instrumento elaborado com o objetivo de direcionar, de forma coordenada, a gestão dos riscos a partir de procedimentos simplificados e passíveis de evidenciação, com vistas a reduzir os riscos que possam comprometer a atuação da Audin e a entrega de resultados de alta qualidade.