Notícias
Avaliações e Exames da Educação Básica
PIRLS 2026: Matriz de Referência
O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) monitora tendências internacionais no desempenho de leitura entre alunos no quarto ano há 25 anos. Sendo um ponto fundamental na educação de um aluno, o quarto ano de escolaridade estabelece as bases da alfabetização, com a leitura se tornando cada vez mais central para a aprendizagem em todas as disciplinas.
O PIRLS complementa o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) aplicado no quarto ano. Ambos os estudos são dirigidos pelo TIMSS & PIRLS International Study Center do BostonCollege, que trabalha em estreita colaboração com a IEA Amsterdã e a IEA Hamburgo.
O PIRLS serve como pedra angular na avaliação da proficiência em leitura de alunos do quarto ano, fornecendo uma referência crítica para entender o desempenho de leitura dos jovens alunos em um cenário global dinâmico. Em 2021, o PIRLS introduziu um modelo de avaliação direcionado, desenvolvido para permitir a adaptabilidade da dificuldade da avaliação e para corresponder ao desempenho de leitura dos alunos nos países participantes. Esta transição também incluiu a integração de formatos de leitura digitais interativos por meio de blocos do ePIRLS que simulam a leitura baseada nas redes. Mais da metade dos participantes fez a transição para um formato digital, enquanto uma amostra de ligação (ponte) simplificou a transição.
O PIRLS 2026 representa um marco significativo na história da avaliação ao concluir a transição para uma avaliação de leitura inteiramente digital. Esta mudança reflete o compromisso do PIRLS em liderar o campo e permanecer relevante em uma época em que a alfabetização digital é essencial para a educação de todas as crianças. Ao adotar o formato de avaliação de leitura digital, o PIRLS 2026 visa criar uma experiência de avaliação envolvente e autêntica que se alinhe com as práticas diárias de leitura digital dos jovens alunos. Além disso, a tecnologia aprimora as práticas de avaliação, incluindo coleta de dados mais eficiente, inovadores modelos de teste e pontuação automatizada.
[...]