Resultados
Os resultados da consulta a professores e especialistas permitiram identificar características definidoras de um aprendizado de habilidades básicas de leitura e de escrita que se pode definir como uma alfabetização inicial.
Criança alfabetizada
Os estudantes estão alfabéticos. Leem pequenos textos, formados por períodos curtos e localizam informações na superfície textual. Produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Escrevem, ainda, com desvios ortográficos, textos que circulam na vida cotidiana para fins de uma comunicação simples: convidar, lembrar algo, por exemplo. Os estudantes são leitores/escritores incipientes, que interagem de forma mais autônoma principalmente com textos que circulam na vida cotidiana e no campo artístico literário, em práticas de leitura e de escrita características do letramento escolar.
No entanto, registraram-se também expectativas mais ambiciosas em relação àquilo que os estudantes seriam capazes de realizar, que sinalizam a necessidade de ampliação das habilidades características de uma alfabetização inicial, abarcando habilidades necessárias à participação dos estudantes em práticas de leitura e de escrita que efetivamente circulam na vida social, para além das práticas escolares.
As definições de pontos de corte adicionais, que permitirão aprimorar a informação sobre o cenário da alfabetização no Brasil, serão exploradas na divulgação dos resultados do Saeb 2023.
Nota de corte
A análise combinada das informações provenientes da pesquisa estabeleceu a alfabetização em 743 pontos na escala Saeb.