Consulta Matrícula

Publicado em 10/11/2020 17h00 Atualizado em 17/11/2020 17h19

O Consulta Matrícula apresenta o quantitativo de matrículas declaradas ao Censo Escolar anualmente e exibe um comparativo com o ano anterior. Em uma interface amigável, o usuário tem acesso às informações por meio de gráficos, tabelas e mapas. Os dados contemplam todas as matrículas da educação básica, em suas distintas modalidades. Todas as informações podem ser exportadas, em vários formatos.

As informações são consolidadas pelas matrículas totais no Brasil, nas unidades da Federação e nos municípios, além das redes pública e privada. O painel permite, ainda, pesquisas com filtros diversos, como dependência administrativa (estadual, municipal, federal e privada); e etapa de ensino – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, técnica de nível médio, formação continuada ou qualificação profissional e educação de jovens e adultos (EJA).

Na rede pública, há como consultar o número de matrículas de educação indígena e quilombola, com dados desagregados por unidade da Federação, dependência administrativa e localização (rural ou urbana). Para a rede privada, há detalhamento das matrículas em unidades conveniadas. Para ambas, também podem ser observadas as matrículas nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, além das matrículas em tempo parcial e integral.

Lançado em 1997 e em novo formato desde 2015, o Consulta Matrícula integra o InepData, conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. Seu objetivo é ser base de informações para gestores educacionais das redes pública e privada, organizações da sociedade civil, pesquisadores e imprensa.